UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 03h07

Márcio/Fábio Luiz perde para austríacos, e classificação fica em risco

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Foi um jogo tenso, com direito a cartão amarelo. E todo o favoritismo de Márcio e Fábio Luiz diante dos austríacos Doppler e Gartmayer caiu por terra graças a uma atuação quase impecável da dupla européia, que conseguiu virar o jogo desta terça-feira e venceu por 2 sets a 1, parciais de 20-22, 21-19 e 15-11. A derrota adiou a classificação da dupla às oitavas-de-final e ainda pôs fim à invencibilidade brasileira no vôlei de praia em Pequim. Até agora, Ricardo/Emanuel, Ana Paula/Larissa e Renata/Talita não perderam nas Olimpíadas.

Embora adiada, a qualificação de Márcio e Fábio Luiz ainda é possível. Entretanto, na terceira e última rodada, os brasileiros encaram os russos Barsouk e Kolodinsky, no que deve ser a partida mais disputada do Grupo D. Passam para as oitavas os dois primeiros colocados de cada chave, os dois melhores terceiros lugares e mais duas duplas definidas em mata-mata.

A partida desta terça começou de maneira bastante equilibrada, com os austríacos posicionando bem sua defesa para segurar os ataques brasileiros. Entretanto, o bloqueio de Fábio Luiz passou a assustar a dupla adversária, que atacou inúmeras vezes para fora na tentativa de explorar a muralha do capixaba.

Com os brasileiros à frente, o empate e a virada austríaca vieram em dois bloqueios consecutivos de Gartmayer sobre Márcio (16-15). Em seguida, porém, o mesmo jogador atacou para fora, proporcionando à dupla brasileira retomar a liderança no marcador (19-18). Os europeus levaram a igualdade no placar até o 20-20, mas o Brasil fechou com 22-20 em um bloqueio de Fábio Luiz em Gartmayer.

Márcio voltou melhor para a segunda etapa. Alvo de grande parte dos serviços da Áustria, o cearense passou a explorar os buracos do fundo da quadra adversária, mantendo os brasileiros na frente.

Depois de tanto tentar escapar do bloqueio de Fábio Luiz no primeiro set, os austríacos perceberam que era melhor encarar o brasileiro. E foi assim que conseguiram a virada (10-8), aproveitando-se do erro de posicionamento da dupla verde-amarela. Abusando da força nos ataques, Gartmayer e Doppler ampliaram sua vantagem para três pontos.

A pane brasileira em quadra durou pouco tempo. Fábio Luiz voltou a ser preciso nos ataques. Enquanto isso, Márcio conseguiu dois aces consecutivos, e o Brasil encostou mais uma vez (15-14). O segundo saque perfeito, inclusive, foi bastante questionado pelos austríacos, rendendo até um cartão amarelo a Doppler, que puxou a rede e ficou inconformado com a marcação da arbitragem.

A polêmica parece ter motivado ainda mais a dupla européia, que voltou a abrir quatro pontos logo em seguida (19-15). Os brasileiros ainda ensaiaram uma reação, mas os austríacos fecharam com 21-19, em um erro de ataque de Márcio, forçando o tie-break.

Fundamentada na força dos ataques de Gartmayer e usando os erros da dupla brasileira, a Áustria abriu 3 -1 na etapa final. Os brasileiros encostaram, mas logo os europeus voltaram a deslanchar, fazendo 8-5. A diferença foi mantida, e os austríacos fecharam com 15-11.

"Eles sacaram melhor e viraram todas as bolas. E nós acabamos cometendo muitos erros, principalmente no segundo set. No terceiro, erramos dois passes que foram decisivos para o resultado", analisou Márcio. "Precisamos corrigir o posicionamento de nosso bloqueio com relação à defesa".

Fábio Luiz, por sua vez, já prevê dificuldades para o próximo confronto, contra os russos Barsouk e Kolodinskyi. "Eles são muito bons. O Kolodinskyi saca muito forte. Tem o saque mais rápido de todos os jogadores que disputam os Jogos de Pequim", comentou.

*Atualizada às 04h45

Compartilhe: