UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 01h43

Tiago Camilo vence algoz japonês; Yuri leva virada e perde

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Uma das principais esperanças do Brasil para a conquista da medalha de ouro, o judoca Tiago Camilo começou bem a disputa da categoria meio-médio (81 kg) contra um forte adversário. O paulista superou o japonês Takashi Ono com waza-ari em sua primeira luta e avançou às oitavas-de-final nas Olimpíadas de Pequim.

Depois da troca de pegada inicial, Camilo segurou a manga do adversário e no fim do primeiro minuto acertou belo kata-guruma. Com isso, já conquistou um waza-ari nos primeiros instantes do confronto.

Na frente do placar, Tiago seguiu com total superioridade no combate e logo em seguida conseguiu mais dois yukos com projeções de lado. Sem oferecer perigo ao brasileiro, Ono não teve chances de pontuar até o término da luta.

Esta foi a segunda vez que os judocas se enfrentaram em uma competição individual. Com o resultado, Camilo devolveu a derrota que sofreu no Campeonato Mundial de 2005, no Cairo. Na ocasião, Ono encerrou a competição com a terceira colocação depois de derrotar o brasileiro nas preliminares.

O próximo adversário do paulista será o iraniano Hamed Malek, que derrotou o forte esloveno Alijaz Sedej por ippon. Se conseguir novo triunfo, ele estará a um triunfo da semifinal.

Tiago Camilo se credenciou ao lugar mais alto do pódio em Pequim após ter em 2007 um ano repleto de conquistas, quando faturou os Jogos Pan-Americanos e o Campeonato Mundial, ambos no Rio de Janeiro. O judoca ainda foi eleito o melhor atleta da segunda competição após vencer sete lutas por ippon.

Yuri perde na estréia
A outra brasileira na categoria meio-médio (63 kg), Danielli Yuri, não teve um bom começo em Pequim. Ela foi derrotada pela sul-coreana Ja Young Kong por ippon depois de estar vencendo sua luta por um waza-ari.

Yuri torce agora para sua algoz vencer as duas próximas lutas e chegar à semifinal. Desta forma, ela poderia disputar ao terceiro lugar. A sul-coreana precisa derrotar a chinesa Yuhua Xu antes de fazer o duelo provável contra a japonesa Ayumi Tanimoto, uma das favoritas da categoria.

Yuri começou o combate nervosa. Sem conseguir aplicar sua pegada, ela passou a procurar as pernas da coreana, que parecia mais inteira. Com dois minutos, porém, Danielli encaixou um golpe e, já no chão, completou o movimento, recebendo um waza-ari. Ainda assim, a coreana seguia melhor na luta e, a dois minutos e meio do fim, conquistou o ippon.

Compartilhe: