UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 10h05

Equipe chinesa dá show no levantamento e ganha mais dois ouros

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com direito a quebra de recorde olímpico, a China conquistou mais duas medalhas de ouro no levantamento de peso nesta segunda-feira, com Yanqing Chen no feminino até 58 kg e Xiangxiang Chang no masculino até 62 kg. A equipe chinesa de levantamento de peso vem confirmando o favoritismo e chega a quatro ouros nas cinco finais disputadas até o encerramento das competições do dia.

A pesista Yanqing Chen bateu o recorde olímpico da categoria até 58 kg, com um total de 244 kg, marca que garantiu o bicampeonato olímpico da atleta chinesa. A final feminina também teve uma progressão de quebra do recorde olímpico na prova de arremesso, iniciada pela medalha de bronze, a norte-coreana Jong Ae O, que ergueu 131 kg. Logo após, Chen levantou 132 kg e, em seguida, 138 kg, estabelecendo a nova marca.

No masculino, o halterofilista Xiangxiang Chang também não teve dificuldades para conquistar a quarta medalha de ouro da China no levantamento de peso em Pequim, na categoria até 62 kg. Chang terminou na liderança da prova de arranque, com 143 kg, e da prova de arremesso, com 176 kg, levantando um total de 319 kg.

Sob aplausos da torcida chinesa presente no Ginásio da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica, Chang arriscou bater o recorde mundial em sua última tentativa, mas falhou ao tentar levantar 184 kg na prova de arremesso.

Na terça-feira, às 8h (horário de Brasília), os chineses têm grandes chances de conquistar mais uma medalha de ouro na modalidade. Na final masculina até 69 kg, o favorito Zhiyong Shi, atual campeão mundial e olímpico, é esperança de nova quebra de recordes para a China.

Compartilhe: