UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 10h02

Larissa e Ana Paula superam russas e garantem vaga nas oitavas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A dupla de vôlei de praia Larissa/Ana Paula voltou à areia de Pequim nesta segunda-feira para vencer as russas Natalia Uryadova e Alexandra Shiryaeva por 2 sets a 1 (19-21, 21-12 e 15-13) e passar para as oitavas-de-final da competição.

A boa notícia foi a participação de Ana Paula, que descansada e entrosada com Larissa, teve uma atuação melhor que na estréia contra as brasileiras naturalizadas georgianas Cris e Andrezza, quando também venceram apenas no terceiro set.

Na ocasião, o cansaço de Ana Paula e o desentrosamento da dupla foram apontados pelas atletas como os motivos para o desempenho aquém do esperado. A dupla da Geórgia explorou a situação sacando muitas bolas sobre a brasileira. A ex-jogadora de vôlei de quadra chegou a Pequim às vésperas da estréia, depois do corte de Juliana que não se recuperou a tempo de uma lesão no joelho.

As russas, por sua vez, vieram para o jogo depois de perder a estréia para a dupla australiana Barnett/Cook. A vitória era essencial para Uryadova e Shiryaeva seguirem vivas na competição.

Com a bola em movimento, o que se viu foi as brasileiras bem mais entrosadas que na estréia olímpica. As russas usaram a mesma estratégia de explorar Ana Paula, mas o resultado não foi tão eficiente. A brasileira acertou 11 de seus 16 ataques, enquanto Larissa foi acionada apenas seis vezes, e aproveitou dois. O primeiro set ficou marcado pelo equilíbrio entre as duplas, em uma parcial decidida nos últimos pontos a favor das russas, que fecharam em 21 a 19.

No segundo set era essencial um melhor desempenho de Larissa e Ana Paula. A dupla não decepcionou e abriu logo uma boa vantagem na parcial. Virando as bolas e cometendo menos erros, as brasileiras só administraram a distância no placar para fecharem o set em 21 a 12, em um belo ace de Larissa.

No terceiro set, as brasileiras começaram abrindo 4 a 1 na parcial, mas as russas logo empataram após marcar vários pontos seguidos. O equilíbrio e nervosismo marcaram a parcial decisiva que terminou a favor do Brasil, em um bloqueio decisivo de Ana Paula, fechando o set em 15 a 13.

Na próxima quarta-feira as brasileiras enfrentam as australianas Barnett e Cook para decidir a primeira colocação do grupo C.

Compartilhe: