UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 08h53

Mais jovem da história dos saltos ornamentais, Daley termina em último

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
Após passar meses sendo o foco da imprensa nos saltos ornamentais, o britânico Tom Daley, de 14 anos, atleta mais jovem dos saltos ornamentais a disputar uma Olimpíada, não foi tão bem em sua primeira prova nos Jogos Olímpicos de Pequim. Ao lado de Blake Aldridge, de 26 anos, ele acabou na última posição no salto sincronizado da plataforma de 10 m, prova vencida pela China.

Ao final da competição, Daley comentou seu resultado. "Se pudesse repetir, creio que faria algo melhor, mas valeu pela experiência". Já para Aldridge, o garoto não saltou no nível que costuma competir. "Tom não saltou no seu melhor nível, mas somos uma equipe e por isso é difícil. Os dois têm que estar em boa forma".

Mesmo com a pouca idade, Daley já quebrou diversos recordes em sua curta carreira como saltador. Começou a competir com sete anos. Aos dez, em 2004, venceu o Campeonato Inglês Junior [até 18 anos] na plataforma de 10 m, se tornando o atleta mais jovem a conquistar o torneio.

Um ano depois, conquistou o Australian Elite Junior Nationals na mesma categoria, no qual aos 11 anos de idade, Daley competiu com rivais de 15 a 18 anos. Em 2006, voltou a conquistar o campeonato nacional, agora na plataforma de 10 m e no trampolim de 3 m.

Após conquistar a medalha de prata no salto sincronizado nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputado na Austrália, em 2007, Daley começou a disputar campeonatos da Fina (Federação Internacional de Natação), alcançando o quarto melhor desempenho entre os atletas.

O britânico volta a competir no dia 22 de agosto, nas eliminatórias da prova da plataforma de 10 m individual. "Vou seguir meus treinamentos normalmente em Pequim até o dia da prova. Só tenho que aprender a controlar os meus nervos até lá", finalizou Daley.

Compartilhe: