UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 07h04

Ketleyn dá ippon em japonesa e está uma vitória do bronze

Bruno Doro
Em Pequim (China)
O judô feminino do Brasil já conquistou seu melhor resultado na história dos Jogos Olímpicos. Nesta segunda-feira, a brasiliense Ketleyn Quadros venceu a japonesa Aiko Sato com um belo ippon na final da repescagem e garantiu ao menos o quinto lugar na categoria leve (57 kg).

Ela ainda pode conquistar a medalha de bronze, que seria a primeira de uma mulher brasileira na modalidade. Para isso, terá de bater a australiana Maria Pekli, derrotada pela italiana Giulia Quntavalle.

Sato, primeira atleta do time feminino do Japão a deixar Pequim sem medalhas, começou melhor a disputa, dominando a pegada da brasileira. Aos poucos, porém, Ketleyn evoluiu e entrou belo golpe ainda no primeiro minuto para sacramentar a vitória com a pontuação máxima. No final da luta, a brasiliense abraçou a técnica Rosicléia Campos, que estava claramente emocionada.

Aiko Sato, por sua vez, se contundiu após o golpe. A brasileira foi declarada vencedora com a nipônica ainda no chão. Ela até tentou se levantar, mas saiu pulando sobre o pé direito. Ao descer do tatame, foi levada de maca para o centro médico do ginásio.

Antes de se classificar para a final da repescagem, Ketleyn mostrou boa forma ao longo do dia. Em sua primeira luta, ela superou a sul-coreana Sin-Young Kang por yuko. Mesmo sendo jogada duas vezes pela rival por koka, ela foi superior e passou pela asiática com uma boa catada de perna, que lhe rendeu o yuko necessário para triunfar.

Já no duelo seguinte, ela encarou a holandesa Deborah Gravenstijn e esteve perto de avançar às quartas-de-final. Depois de dominar a luta, ela levou um koka no contra-golpe e ficou atrás no placar. A brasileira ainda aumentou a pressão sobre a rival, mas não foi o suficiente para conseguir a projeção ou uma punição à adversária.

Já em sua primeira luta da repescagem, a brasiliense travou uma difícil disputa com a espanhola Isabel Fernandez, campeã olímpica em Sydney-2000 e mundial em Paris-1997. A vitória veio no golden score após os juízes punirem a atleta européia por uma entrada falsa.

Ketleyn Quadros se classificou para as Olimpíadas após Danielle Zangrando se lesionar no início do processo seletivo e não ter condições de disputar o circuito europeu. A santista ainda reclamou que merecia ter outra oportunidade, mas Quadros foi confirmada como a titular do Brasil na categoria.

Compartilhe: