UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 04h41

Brasil dá show e arrasa a Rússia no torneio feminino de vôlei

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A seleção brasileira feminina de vôlei provou nesta segunda-feira que é uma séria candidata à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Com um show de bola, a equipe derrotou a Rússia por 3 sets a 0, com parciais de 25-14, 25-14 e 25-16, no Ginásio Capital, em apenas uma hora e quatro minutos.

Flávio Florido/UOL
Brasileiras comemoram na vitória sobre a Rússia, após a derrota dolorosa em 2004
VEJA FOTOS DA PARTIDA
TABELA DO VÔLEI FEMININO
OS PRÓXIMOS JOGOS DO BRASIL
BRASIL É IMBATÍVEL NOS JOGOS?
Esta foi a segunda vitória brasileira no torneio olímpico. Já a Rússia, que na estréia perdeu para a Itália, começa a ver a classificação para as quartas-de-final ficar complicada.

"Foi um jogo histórico. O grupo está de parabéns. Fez uma grande partida", elogiou o técnico da seleção, José Roberto Guimarães.

A defesa foi a arma brasileira para vencer a Rússia. Com o fundamento funcionando muito bem, principalmente graças às atuações destacadas da ponteira Mari e da líbero Fabi, o Brasil conseguiu neutralizar a principal jogada russa: as bolas altas atacadas por Gamova e Sokolova.

O resultado mostrou também que o Brasil não sentiu os resquícios das dolorosas derrotas para a Rússia na semifinal dos Jogos Olímpicos e Atenas-2004 e na decisão do Mundial do Japão-2006.

O Brasil começou jogando com a levantadora Fofão, as pontas Mari e Paula, as centrais Walewska e Fabiana, a oposto Sheilla e a líbero Fabi. Todas elas estavam no grupo vice-campeão mundial dois anos atrás.

E desde o começo do jogo a seleção brasileira brilhou. Mari, criticada por sua atuação na semifinal olímpica de 2004, desta vez foi a peça fundamental para a vitória do Brasil, dando tranqüilidade ao sistema defensivo nacional e desconcentrando o ataque adversário.

Nos dois primeiros sets, a Rússia só conseguiu equilibrar até o primeiro tempo técnico. Mas as européias viveram períodos de apagão e perderam as duas parciais por 25-14, a primeira em um ataque em diagonal de Paula e a segunda com uma cortada de Sheilla.

A última parcial seguiu o mesmo roteiro. Depois de um aperto no começo, a Rússia não conseguiu mais colocar a bola no chão. Assim, o Brasil fechou o set em 25-16 e o jogo em 3 a 0.

"Saímos satisfeitas por termos feito o que tinha que ser feito. Mas temos que manter os pés no chão", disse Paula Pequeno, segunda maior pontuadora da partida, com 13 acertos -um a menos que Fabiana.

A torcida russa, que no início do jogo fez mais barulho que a brasileira, terminou a partida quieta. Apenas na saída das jogadoras é que os russos voltaram a fazer barulho, em um animado papo com Godina e Sokolova, que nem pareciam terem deixado a quadra derrotadas.

Compartilhe: