UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 03h39

Dupla chinesa campeã olímpica é eliminada no badminton

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A dupla japonesa de badminton Miyuki Maeda e Satoko Suetsuna comemorou nesta segunda uma vitória heróica sobre as chinesas campeãs olímpicas Yang Wei e Zhang Jiewen pelas quartas-de-final. As chinesas saíram na frente, mas as japonesas viraram o jogo, eliminaram as favoritas e garantiram uma vaga nas semifinais.

Reuters
Miyuki Maeda e Satoko Suetsuna choram após vitória sobre as campeãs olímpicas
VEJA FOTOS DO BADMINTON
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
As chinesas atuais campeãs mundiais iniciaram o jogo com uma vitória esmagadora de 21 a 8 no primeiro set. No segundo set, elas chegaram a estar vencendo por 19 a 16 e precisava de apenas mais dois pontos para vencer. Mas erraram nos pontos decisivos e permitiram a virada das japonesas, que venceram por 23 a 21 e empataram o jogo.

Wei e Jiewen sentiram o golpe e foram desestabilizadas para o terceiro set. Maeda e Suetsuna aproveitaram e decidiram o jogo com uma vitória de 21 a 14 no segundo set - só nos últimos 17 pontos disputados, as chinesas cederam 12.

"Esta é a maior vitória de nossas vidas", disse Suetsuna ao final do jogo. "Elas são as campeãs olímpicas, então mesmo quando tínhamos 20 pontos no terceiro set não poderíamos contar com essa vitória", completou.

O triunfo das japonesas quebra a hegemonia e ameaça a possibilidade de ouro para os donos a casa - no entanto, a China ainda tem outras duas duplas nas quartas-de-final. As outras semifinalistas serão definidas ainda nesta segunda, a partir das 10h.

Compartilhe: