UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 03h24

Guilheiro vence por ippon e vai às quartas contra campeão mundial

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Pela primeira vez um atleta do judô brasileiro alcançou as quartas-de-final em Pequim. Leandro Guilheiro venceu sua segunda luta, diante do sul-africano Marlon August, e garantiu uma vaga entre os oito melhores colocados da categoria leve (até 73kg). Agora, o paulista enfrentará o sul-coreano Ki Chun Wang, favorito ao ouro, por uma vaga na semi.

Guilheiro começou o duelo com dificuldades devido à força física do sul-africano. Aos poucos, ele melhorou sua pegada até forçar uma punição por falta de combatividade no segundo minuto. Logo depois, o paulista acertou um belo seoi-nague e garantiu o ippon.

Já em sua primeira luta, Guilheiro precisou mostrar bom preparo físico para reverter o placar contra o argentino Mariano Bertolotti. Ele havia recebido duas punições, mas depois mostrou maior volume de luta e reverteu as faltas.

Ki Chun Wang, seu próximo rival, passou sem dificuldades por Shokir Miminov, do Uzbequistão, depois de mostrar grande técnica e conseguir duas grandes projeções, sendo que a primeira lhe rendeu um wazari e a segunda um ippon. O sul-coreano de 19 anos é o atual campeão mundial.

Antes desta segunda-feira, o ligeiro Denílson Lourenço e o meio-leve João Derly entraram no tatame. Após vencerem seus primeiros combates, ambos foram derrotados na segunda rodada por atletas pouco conhecidos e não conseguiram ir à repescagem.

Compartilhe: