UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 12h57

EUA vencem China, mas mostram problemas no jogo de meia quadra

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os Estados Unidos venceram sem dificuldades a China por 101 a 70 no jogo de estréia no basquete masculino dos Jogos Olímpicos. Porém, mesmo enfrentando uma equipe bem inferior, os norte-americanos voltaram a apresentar o mesmo problema: falha no jogo de meia quadra.

Notoriamente conhecidos pela rapidez e eficiência no jogo de transição, os Estados Unidos costumam ter problemas quando enfrentam adversários que cadenciam o jogo, e trabalham mais dentro do garrafão.

Neste domingo em Pequim foi o que acabou acontecendo: enquanto atuaram com o seu quinteto titular e conseguiram segurar o ímpeto norte-americano, os chineses equilibraram a partida. O grandalhão Yao Ming dominou o garrafão contra os baixos pivôs norte-americanos.

Porém, quando conseguiam roubar a bola e partir para o contra-ataque, os Estados Unidos tornavam a China uma presa fácil para seu jogo de transição.

Outro ponto a se ressaltar foi nos arremessos de longa distância, principalmente no primeiro período: quando ficavam sozinhos para chutar, os chineses quase não erravam, diferente dos norte-americanos, o que fez que a vantagem fosse apenas de quatro pontos (20 a 16).

No segundo período, quando começaram as trocas, o banco dos Estados Unidos prevaleceu sobre o chinês, e a vantagem começou a ser consolidada. A partir daí, os norte-americanos "passearam" em quadra e venceram com facilidade.

Dwayne Wade e LeBron James, com 19 e 18 pontos, respectivamente, foram os destaques do time norte-americano. Pelo lado chinês, Yao Ming anotou 13 pontos e pegou dez rebotes.

Mas para o duelo contra a Espanha, o mais esperado do grupo, os Estados Unidos deverão ter muitas dificuldades para enfrentar o pivô Pau Gasol e companhia.

Além de ter um jogo mais cadenciado e centralizado no garrafão, a Espanha tem um banco à altura do norte-americano para reposição, o que trará muitas dificuldades para os Estados Unidos, que vieram a Pequim com o intuito de resgatar a hegemonia olímpica perdida desde Sydney-2000.

Compartilhe: