UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 10h41

Regular, Jade Barbosa vai à final do individual geral e chora

Lello Lopes
Em Pequim (China)*
Jade Barbosa confirmou as expectativas e assegurou, neste domingo, vaga na final do individual geral da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Pequim. A brasileira somou 59,500 pontos e ficou em 12º lugar geral nas eliminatórias.

Flávio Florido/UOL
Enquanto esperava última nota, a da trave, a atleta não agüentou a emoção e chorou
MAIS FOTOS DA EQUIPE BRASILEIRA
BRASIL VAI À FINAL POR EQUIPES
DAIANE RETORNA À FINAL DO SOLO
CONFIRA MAIS DA MODALIDADE
A atleta, que conversou longamente com o técnico Oleg Ostapenko quando entrou no Ginásio Nacional, conseguiu o feito sendo regular nos quatro aparelhos que disputou: solo, salto, barras assimétricas e trave.
Enquanto esperava a última nota, a da trave, a atleta não agüentou a emoção e chorou.

Jade, que tinha esperança de ir à final também no solo e no salto, ficou com a vaga apenas neste segundo aparelho, tirando nota 15,050, a sétima melhor da fase classificatória. No solo, ela saiu do tablado e ficou de fora da final. Mas o Brasil estará representado na decisão da prova por Daiane dos Santos.

Concentrada do início ao fim do rodízio, Jade Barbosa começou a disputa no solo. Uma passada em falso tirou a atleta da final da modalidade. Mesmo assim, ela ficou com a 13ª melhor nota do aparelho: 14,900.

No salto, Jade voltou a cometer um equívoco. Ela aterrissou fora da zona de competição, perdendo décimos valiosos. Mas com a nota de 15,100 resultado de sua primeira tentativa, a brasileira seguiu na briga por um lugar na final individual.

Nos dois últimos aparelhos, justamente aqueles nos quais tem maior dificuldade, Jade se apresentou de maneira mais segura. Um 22º lugar nas assimétricas, com 14,800, e um 32º na trave, com 14,700, fizeram a atleta somar 59,500 pontos na contagem.

E a carioca não foi a única brasileira a se classificar para a decisão. Embora tenha ficado em 28º lugar, Ana Cláudia Silva também assegurou vaga na final graças ao regulamento, que indica que apenas duas ginastas de cada país podem chegar à última disputa. Assim, como uma chinesa, uma norte-americana, duas russas e uma romena foram 'eliminadas', a brasileira subiu para o simbólico 23º lugar, ficando entre as 24 primeiras.

Esta não é a primeira vez que o Brasil coloca ginastas na final olímpica do individual geral. Daniele Hypólito também conseguiu o feito em Sydney-2000 e Atenas-2004. Há quatro anos, aliás, Camila Comin também passou para a decisão.

A final do individual geral será disputada na próxima sexta-feira, às 0h15 (de Brasília). No domingo, às 7h43 (também horário de Brasília), Jade tentará a medalha no salto.

*Atualizada às 11h19

Compartilhe: