UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 08h06

Em meio à onda de recordes, Fabíola Molina não avança nos 100 m costas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Veterana da equipe brasileira de natação, Fabíola Molina fez sua breve participação olímpica nas disputas individuais neste domingo, depois de oito anos longe dos Jogos. Nas eliminatórias dos 100 m costas, sua principal prova, a brasileira obteve o 18º tempo, e não avançou da primeira fase.

Satiro Sodré/CBDA
Depois de oito anos afastada dos Jogos, Fabíola Molina teve breve participação
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE NATAÇÃO
PÁGINA ESPECIAL DOS JOGOS
CONFIRA PERFIL DE FABÍOLA MOLINA
As prévias da prova demonstraram, no entanto, uma briga intensa por novo recorde mundial. Nas eliminatórias, o recorde olímpico, que pertencia à norte-americana Natalie Coughlin em sua campanha em Atenas-2004, caiu por três vezes consecutivas.

Na quinta bateria, a russa Anastasia Zueva superou os 59s68 de Coughlin com 59s61. Mas a nova recordista olímpica pouco teve tempo para comemorar, uma vez que, na série seguinte, Reiko Nakamura abocanhou o título, com 59s36.

Na sétima bateria, Kirsty Coventry, do Zimbábue, venceu duelo acirradíssimo com Natalia Coughlin e bateu na frente com nova marca olímpica, 59s cravados, para liderar as semifinais. Atual recordista mundial da distância, coube à norte-americana se contentar, ao menos por ora, com a segunda colocação, com 59s69.

Largando na sétima raia da última série, Fabíola Molina não conseguiu anotar um tempo perto de suas melhores marcas e, com 1min01s00, ficou fora da semifinal. Na saída da prova, entretanto, a brasileira comemorou a melhora de sua colocação olímpica - em Sydney-2000, ela obteve o 20º posto.

"Natação é isso, diferença de décimo, de centésimo, mas estou feliz só de estar aqui e ainda mais de ter melhorado minha colocação", disse Fabíola à Sportv, que ainda nada com o quarteto do 4 x 100 m medley.

"Se eu tivesse feito o meu melhor tempo, teria ficado em 16º", lembrou a brasileira, que é recordista sul-americana dos 100 m costas e tem 1min00s79 como melhor marca. A última semifinalista, Kseniya Moskvina, obteve marca muito próxima, 1min00s70.

Outra presença ilustre na prova, a francesa Laure Manaudou, medalhista de bronze nos 100 m costas em Atenas-2004, confirmou a classificação à semifinal, com o tempo de 1min00s09.

Compartilhe: