UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 07h48

Com diversão, Brasil goleia a Nova Zelândia e se classifica

Bruno Freitas
Em Shenyang (China)
Com chapéus, bola entre as pernas e toques de primeira, a seleção masculina de futebol do Brasil deixou para trás o jogo burocrático da estréia nas Olimpíadas para derrotar sem dificuldades a frágil Nova Zelândia neste domingo por 5 a 0 em Shenyang, em resultado que assegura a classificação do time de Dunga às quartas-de-final de forma antecipada. Anderson, Alexandre Pato, Rafael Sobis e Ronaldinho, duas vezes, marcaram os gols do confronto.

BRASIL 5 X 0 NOVA ZELÂNDIA
EFE
Meia Anderson comemora o seu primeiro gol na vitória por goleada do Brasil
EFE
Ronaldinho celebra gol ante Nova Zelândia entre titulares e reservas da seleção
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA SELEÇÃO
VEJA O PERFIL DOS JOGADORES
NOTÍCIAS OLÍMPICAS EM TEMPO REAL
VEJA FOTOS DA GOLEADA BRASILEIRA
O BRASIL É FAVORITO? VOTE
A vitória sobre os neozelandeses leva o Brasil aos seis pontos, na liderança do grupo C, que também tem Bélgica e China na disputa. Na rodada final da primeira fase, o time de Dunga deve enfrentar os anfitriões das Olimpíadas com a missão de ratificar o 1º lugar na chave.

O símbolo da evolução da seleção em relação ao primeiro jogo na China foi Ronaldinho Gaúcho, destaque individual do duelo em Shenyang. Desenvolto, o jogador do Milan alternou posicionamento entre a ponta-esquerda e o meio-campo e foi o responsável pela criação da maioria das jogadas ofensivas.

Mais confiante, o camisa 10 ainda levantou o público com algumas das jogadas plásticas que o consagraram na Europa, com um chapéu e três bolas debaixo das pernas de rivais, além do 'passe Djalminha', olhando para um lado e tocando para o outro. De quebra, marcou em cobrança de falta e em pênalti seus primeiros gols nas Olimpíadas.

Ao contrário do sufoco da estréia contra a Bélgica, em que a vitória veio somente no fim, o Brasil saiu em vantagem logo aos 2min de jogo, quando Anderson roubou bola na intermediária, tabelou com Diego e finalizou três vezes até conseguir vencer o goleiro Spoonley, de cabeça.

O segundo gol saiu aos 33min, na primeira aparição de Alexandre Pato na partida. O atacante do Milan anotou de cabeça, se antecipando à marcação, após cruzamento preciso de Marcelo da esquerda.

No segundo tempo, Ronaldinho teve a boa atuação premiada com dois gols. Primeiro em cobrança de falta rasteira, que cruzou toda a defesa neozelandesa e enganou o goleiro Spoonley. Minutos depois, em pênalti, após ser derrubado dentro da área. No final, Rafael Sobis fechou a goleada.

No entanto, apesar da enorme facilidade do triunfo e dos instantes de 'pelada', mais uma vez o time de Dunga demonstrou algumas complicações em fazer a bola chegar ao ataque numa partida contra um adversário retrancado, com alternativas de jogo ainda limitadas para transição.

A partida contra os neozelandeses também marcou a nova feição estética da seleção, graças à polêmica da camisa sem escudo da CBF. O distintivo foi retirado do uniforme da equipe para os Jogos de Pequim depois de tensão e negociação com COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que pediu aos cartolas do futebol que a norma de se ocultar logomarcas de federações nacionais fosse cumprida, em nome da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos de 2016. Neste domingo, o time de Dunga esteve todo de azul, apenas com uma menção ao país em uma inscrição pequena nas costas.

Classificado por antecipação, o Brasil deixa a cidade de Shenyang e parte de trem nesta segunda-feira para Qinhuangdao, onde enfrenta a China na última rodada da primeira fase do grupo C, na quarta, às 8h45 (horário de Brasília).

Na outra partida válida pela chave, a Bélgica se recuperou da derrota para o Brasil na abertura e derrotou a anfitriã China por 2 a 0. Os gols foram marcados por Moussa Dembele, no primeiro tempo, e Kevil Mirallas, no segundo.

Brasil
Renan; Rafinha (Ilsinho), Alex Silva, Breno, Marcelo; Lucas, Hernanes, Anderson, Diego (Thiago Neves); Ronaldinho e Alexandre Pato (Rafael Sobis)
Técnico: Dunga

Nova Zelândia
Spoonley; Scott (Ellensohn), Hogg, Nelsen, Boxall; Peverley, Elliot, Henderson, Brockie; Van Rooyen e Killen (Jenkins)
Técnico: Stu Jacobs

Data: 10/08/2008 (domingo)
Local: estádio Olímpico de Shenyang (China)
Arbitragem: Stephane Lannoy (FRA)
Auxiliares: Eric Dansault e Frederic Cano (FRA)
Cartões amarelos: Brockie, Jenkins (NZL)
Gols: Anderson, aos 2min; Alexandre Pato, aos 33min do primeiro tempo; Ronaldinho Gaúcho, aos 9min e 15min, e Rafael Sobis, aos 48min do segundo tempo.

Compartilhe: