UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 05h15

Brasileiro decepciona na Finn e se distancia da briga por medalhas

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O velejador Eduardo Couto esteve perto de vencer as duas regatas da classe Finn disputadas neste domingo, em Qingdao. No entanto, depois se destacar durante o contorno das primeiras bóias, acabou decepcionando e terminando o dia na modesta 12ª posição geral passadas as quatro primeiras provas classificatórias.

Don Emmert/AFP
Eduardo Couto acabou desclassificado na primeira regata, por uma manobra irregular
VEJA MAIS IMAGENS DA VELA
CONFIRA O PERFIL DO BRASILEIRO
PÁGINA ESPECIAL DA MODALIDADE
A liderança dos Jogos Olímpicos, por hora, está nas mãos do norte-americano Zach Railey, que foi segundo colocado nas duas tomadas deste domingo e que tem 11 pontos. Railey é seguido pelo britânico Ben Ainslie, que tem quatro pontos a mais. Com 28, Cristopher Cook, do Canadá, é o terceiro.

Depois de duas regatas mornas no último sábado, Couto abriu o dia em Qingdao contornando as duas primeiras marcações na terceira colocação. Porém, foi desclassificado por realizar manobras irregulares durante a regata. Na sequência, chegou a liderar, mas acabou despencando para o sétimo lugar quando teve o vento a favor.

Mesmo com a desclassificação, o brasileiro não se mostra preocupado, pois pode descartar a regata em questão, segundo o chefe de equipe, Claudio Biecark. "Ele está muito animado com o seu desempenho até aqui, mas tem que ser mais cauteloso daqui pra frente", explicou ele. "Essa deve ser a regata de descarte dele, já que dentro das dez, cada velejador pode descartar uma, contanto que tenha completado um mínimo de cinco".

Na classe 49er, a dupla André Fonseca e Rodrigo Duarte encerraram o dia na sexta colocação geral com 23 pontos. Os brasileiros disputaram três regatas neste domingo e ficaram, respectivamente, com a décima, quinta e oitava colocação.

A liderança da categoria está nas mãos dos britânicos Nathan Outteridge e Ben Austin, que conseguiram se manter entre os cinco primeiros em todas as baterias e contabilizaram 12 pontos. O time do Reino Unido, entretanto, é seguido de perto pelos italianos Gianfranco e Pietro Sibello, que têm um ponto a mais.

* Atualizada às 8h39

Compartilhe: