UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 03h31

Derly é derrotado por português e dá adeus à disputa por ouro

Bruno Doro*
Em Pequim (China)
A busca de João Derly por sua primeira medalha olímpica acabou. Ele perdeu para o português Pedro Dias na segunda rodada e depois viu seu rival ser derrotado pelo norte-coreano Pak Chol Min nas quartas-de-final. Com isso, não avançou à repescagem pela medalha de bronze.

Assim como já se tornou comum entre os adversários de Derly, o português entrou na luta dando prioridade à defesa aos ataques do brasileiro. Mesmo com o combate disputado, o árbitro deu uma punição duvidosa ao gaúcho por falta de combatividade.

Depois disso, Dias adotou uma postura bastante defensiva, apostando nos contra-ataques. Com isso, Derly precisou abrir os golpes até levar um waza-ari, que garantiu a vitória do rival.

Das arquibancadas, seu técnico, Kiko Pereira, ainda tentava dar força ao atleta, de pé e gritando bastante. Ao lado do tatame, o treinador do time brasileiro, o ex-judoca olímpico Luis Shinohara, também gesticulava bastante, tentando mostrar para Derly o caminho para reverter o combate. O gaúcho ainda forçou duas punições ao atleta lusitano, não suficientes para reverter o placar.

A primeira luta do brasileiro nas Olimpíadas já tinha sido difícil. Contra o coreano Joojin Kim, campeão da Super Copa do Mundo de Paris, o mais importante torneio do judô na Europa, ele venceu por um koka de diferença, após um duelo tenso e defensivo.

Antes de entrar no tatame, o gaúcho tinha ganhado motivação extra. Na lista de favoritos que a organização faz para cada prova das Olimpíadas de Pequim, o brasileiro nem mesmo é citado.

O japonês Masato Uchischiba foi o eleito pelos chineses como a estrela do judô masculino do dia. Atual campeão olímpico, porém, ele ainda não venceu o brasileiro em competições internacionais: o confronto está 2 a 0 para Derly.

A organização também citou o iraniano Arash Miresmaeili, vice-campeão dos Jogos Asiáticos de 2006 e que perdeu para o japonês Uchischiba na segunda rodada, além do cubano Yordanis Arencibia, derrotado por Derly na final do Mundial do ano passado, no Rio de Janeiro.

Outros apontados como favoritos são o espanhol Oscar Penas, que tem no currículo um título de Super Copa do Mundo e já eliminado, e até mesmo o norte-americano Taylor Takata, cujo maior feito anunciado foi o título de melhor judoca do campeonato norte-americano de 2000. O chinês Ritubilige Wu, que também aparecia na lista, foi o primeiro eliminado do torneio, derrotado pelo húngaro Miklos Ungvari.

A temporada de Derly até agora, porém, justifica o esquecimento. Ele sofreu duas contusões, uma lesão no ombro em fevereiro e uma entorse do tornozelo direito, com rompimento de ligamentos, também no começo do ano. Ele fez apenas seis combates, na Super Copa do Mundo de Paris e na Copa do Mundo de Viena, vencendo apenas três lutas.

*Atualizada às 04h20

Compartilhe: