UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 03h04

Como em Atenas, Myke Carvalho é eliminado na estréia no boxe

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O pugilista brasileiro Myke Carvalho foi eliminado logo na primeira rodada dos Jogos Olímpicos de Pequim. Neste sábado, no Ginásio dos Trabalhadores, o peso meio-médio ligeiro (até 64 kg) não conseguiu superar o ágil adversário Richarno Colin, de Maurício, perdendo por 15 a 11.

Lee Jae-Won/Reuters
Myke não conseguiu superar o rival, que apostou na agilidade e na precisão
LEIA O PERFIL DE MYKE CARVALHO
CONFIRA AS FOTOS DO COMBATE
VEJA OS RESULTADOS DO DIA
Como em Atenas, o paraense não conseguiu passar da primeira rodada e deu adeus à disputa de sua categoria já na estréia.

A luta foi equilibrada desde o início, sempre com muita movimentação. Apesar de começar perdendo, Myke conseguiu equilibrar o combate e se alternou na frente do placar. Colin fechou o primeiro assalto com 6 a 5 em seu favor.

Com a guarda baixa na maior parte do tempo, Myke permitiu que o rival abrisse distância na segunda parcial, terminada em 8 a 6, e na terceira, com 13 a 8. Apesar de expressar reação no quarto e último round, o brasileiro se precipitou e não conseguiu ficar à frente no placar, encerrado em 15 a 11 pelo adversário.

Na segunda rodada, Colin enfrenta o russo Gennady Kovalev, que passou por Qiong Maimaitituersun, da China, por 15 a 8. Os pugilistas abriram o dia de competições entre os meio-médio ligeiros e fizeram um duelo de favoritos. O pugilista de Maurício chega como zebra para a disputa contra Kovalev, já que a Rússia é considerada o país a ser batido nesta edição dos Jogos, superando inclusive a tradicional seleção cubana, que terá equipe renovada.

O próximo brasileiro no ringue será Robson Conceição, na estréia dos pesos pena, até 57 kg, na madrugada de segunda-feira. Ele terá uma primeira luta dura, contra o chinês Yang Li. Já Washington Silva, que está na segunda rodada, volta ao ringue na quinta-feira, enfrentando Bastie Samir, de Gana, na segunda rodada.

Ainda na categoria até 64 kg, outros quatro combates foram disputados. O marroquino Driss Moussaid bateu o australiano Todd Kidd, por 23 a 2. Por Cuba, Roniel Sotolongo não teve dificuldades e fez 15 a 1 em Mahaman Smaila, de Camarões. Completaram a disputa o irlandês Johnny Joyce, vencendo por 9 a 5 Kate Gyula, da Hungria; e o dominicano Felix Diaz, que passou por Eduard Hambardzumyan, da Armênia: 11 a 4.

Até 69 kg
Outra categoria que estreou nos Jogos foi a dos pesos meio-médios, com seis lutas de pugilistas de até 69 kg. Nela, os países tradicionais da modalidade venceram com facilidade. O chinês Silamu Hanati bateu Precious Makina, de Zâmbia, por 21 a 4. Pelos países do Leste Europeu, Olexandr Strets'kyy (Ucrânia) derrotou o dominicano Gilbert Castillo, por 9 a 6; Bakhyt Sarsekbayev, do Cazaquistão, bateu facilmente Adam Trupish, do Canadá, por 20 a 1.

* Atualizada às 06h10.

Compartilhe: