UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 02h13

Alemanha, com Kaman e Nowitzki, domina Angola no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção de Angola, com a conquista da Copa Stankovic de basquete, torneio preparatório para Pequim-2008, desbancando a China em casa, apareceu recentemente como uma zebra no basquete masculino. Na madrugada deste domingo, porém, na partida inaugural do grupo B, contra a Alemanha, não houve espaço para novidades, e a equipe comandada por Dirk Nowitzki venceu por 95 a 66.

Lucy Nicholson/Reuters
Nowitzki (E) e o pivô Kaman, cestinha alemão com 24 pontos, comemoram vitória
IMAGENS DA PRIMEIRA RODADA
CALENDÁRIO DO BASQUETE
LEIA MAIS SOBRE OLIMPÍADAS
O primeiro quarto da partida foi o mais equilibrado. O destaque Nowitzki, porta-bandeira alemão na cerimônia de abertura no Ninho do Pássaro, foi o primeiro a pontuar no jogo, após o rebote do ala Konrad Wysocki. Angola não deixou a Alemanha se distanciar e manteve o ritmo de jogo, com boa atuação do ala Eduardo Mingas, que dividiu o título de cestinha do jogo com o alemão Kaman, com 24 pontos cada.

A Alemanha, mesmo tendo se classificado apenas a duas semanas dos Jogos, no Pré-Olímpico de Atenas, está longe de ser um adversário fácil. Nos primeiros lances do segundo quarto, a equipe conseguiu abrir vantagem no marcador, e passou a dominar o jogo. Nas falhas do arremesso angolano, a vantagem ultrapassou os dez pontos pela primeira vez.

O pivô Christopher Kaman, que atua no Los Angeles Clippers pela NBA, puxou o time na vitória do segundo quarto. Além de bom aproveitamento nos rebotes, o alemão marcou pontos e junto com o ala-pivô Nowitzki, que também joga na liga norte-americana, contribuiu para que a Alemanha abrisse 20 pontos à frente ao final da primeira metade do jogo: 54 a 34.


A posse de bola alemã no terceiro quarto dificultou a missão de Angola em reverter o placar negativo. Nos primeiros minutos, duas roubadas de bola da Alemanha desmontaram as jogadas de Angola e mantiveram a vantagem de 20 pontos. Nowitzki, que fez 23 pontos no jogo, saiu no final do período, dando vez ao armador Steffen Hamann.

O que era difícil se tornou impossível no último quarto. Angola não conseguiu mais se impor em quadra e assistiu um festival de rebotes alemães, que aumentaram ainda mais a diferença, abrindo 29 pontos e encerrando a partida em 95 a 66.

A vida dos angolanos deve seguir complicada no grupo B. O próximo confronto da equipe será contra os sempre favoritos Estados Unidos, na próxima terça, às 9h (hora de Brasília). Na segunda rodada a Alemanha pega a Grécia, atual vice-campeã mundial.

Compartilhe: