UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 22h03

Juventude é a aposta do Brasil na canoagem a partir de quarta

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A disputa pelas 48 medalhas da canoagem começa nesta segunda-feira, com as provas masculinas de slalom no Parque Olímpico de Remo e Canoagem de Shunyi, em Pequim. A equipe brasileira, a mais jovem da delegação, tem dois representantes: Poliana Aparecida de Paula, de 19 anos, e Nivalter Santos, de 20.

Divulgação/CBCA
Poliana Aparecida de Paula vai tentar um bom resultado no caiaque individual slalom
LOCAL DAS PROVAS DE CANOAGEM
O Brasil inicia a participação na quarta-feira, às 4h40, com a paulista Poliana, que compete no slalom, com caiaque individual (K1). O sergipano Nivalter, classificado na prova dos 500 m da canoa individual (C1), só estréia na próxima semana, dia 19.

Classificada para as Olimpíadas após a desistência da argelina Sarah Dupire, Poliana, que obteve o segundo lugar do K1 feminino na classificatória americana em abril, nos Estados Unidos, começou a sua preparação a menos de um mês do início dos Jogos.

Embora seja a segunda melhor da América, Poliana terá como principais adversárias as européias, que dominam o esporte. A eslovena Elena Kaliska, atual campeã olímpica, e a alemã Jennifer Bongardt, campeã mundial na categoria, são apenas duas das principais competidoras que devem dificultar a chegada da brasileira ao pódio.

Não menos fácil será o desafio de Nivalter nos 500 metros da canoa individual de velocidade. Ele também conseguiu a vaga olímpica com um segundo lugar na seletiva americana, beneficiado pelo regulamento, que impediu a ida do Canadá e do México em duas provas.

O canoísta terá de enfrentar grandes nomes como o alemão Andreas Dittmer, tricampeão olímpico e octacampeão mundial, e o espanhol David Cal, prata em Atenas-2004 e campeão mundial em 2007. Sem falar no chinês Yang Wenjun, bronze no Mundial de 2007, que terá a vantagem de competir em casa.

Mas o sergipano poderá trazer um bom resultado se confirmar a boa fase. Após uma inédita nona colocação no Mundial do México e a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007, Nivalter vem embalado pelo bom resultado na Copa do Mundo da Alemanha, disputada há dois meses. Nos 500 metros, o brasileiro se classificou em segundo lugar na eliminatória, à frente do alemão Andreas Dittmer.

Em Atenas-2004, a equipe brasileira de canoagem também teve dois integrantes: Sebástian Cuattrin e Sebastian Szubski, ambos em provas de velocidade. Cuattrin competiu no caiaque individual 1000 m e ficou em 15º lugar. Szubski ficou em 20º no K1 500 m. Os dois também disputaram os 500 m do caiaque em dupla (K2), e chegaram na 15ª posição.

Compartilhe: