UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 11h20

Ana Paula revela noite de insônia e visita à sala de musculação

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A véspera da estréia de Ana Paula nos Jogos Olímpicos de Pequim foi atribulada. A atleta, que chegou à China na manhã de sexta-feira, teve uma noite com câimbras e insônia, que foram minimizadas com uma visita no final da madrugada à sala de musculação da Vila Olímpica.

Convocada às pressas para o lugar de Juliana, Ana Paula não teve tempo para se adaptar à diferença de 11 horas de fuso entre Brasil e China, e nem conseguiu descansar direito depois da estafante viagem.

Assim, a jogadora abdicou da presença na cerimônia de abertura dos Jogos e tentou dormir cedo. Entretanto, por volta das 3h da madrugada (16h de sexta no Brasil) ela acordou com dores na perna direita.

Ana Paula ainda tentou dormir, mas as câimbras atingiram também a panturrilha esquerda. Por volta das 5h, ela ligou para o preparador físico da seleção masculina de vôlei, José Inácio Salles Neto, e os dois decidiram que a melhor solução seria uma visita à sala de musculação.

"Foi ótimo porque pude fazer um bom alongamento, a musculatura relaxou e eu fiz uma boa massagem", disse Ana Paula, que passou cerca de uma hora fazendo exercícios. A atleta, entretanto, só conseguiu dormir um pouco depois do almoço.

José Inácio, que participou da cerimônia de abertura dos Jogos, disse ter ficado feliz em ter ajudado a atleta. "Tenho um carinho e um respeito muito grande por ela. Eu me sinto envaidecido por ter ajudado. Na realidade, ali foi muito mais um apoio moral do que técnico. Foi uma situação diferente, mas faz parte do nosso trabalho", disse.

Mesmo com a visita noturna à academia, Ana Paula sentiu em quadra os efeitos da viagem. A jogadora encontrou dificuldade em chegar em algumas bolas na partida de estréia nas Olimpíadas, contra as brasileiras naturalizadas georgianas Cris e Andrezza.

Durante o jogo, Ana Paula voltou a sentir um pouco de câimbra na panturrilha direita. Mesmo assim, ela e Larissa venceram a dupla adversária por 2 sets a 1, com parciais de 23-25, 21-17 e 15-5.

A próxima adversária da dupla brasileira é a parceria formada pelas russas Uryadova e Shiryaeva. "Eu joguei com a Shelda na semana passada contra elas (na etapa de Klagenfurt do Circuito Mundial). Nós ganhamos por 2 a 0, mas as parciais foram lá em cima", disse Ana Paula. Na ocasião, o jogo terminou com o placar de 21-10 e 22-20.

Compartilhe: