UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 10h08

Brasileiros caem nas eliminatórias dos 100 m peito

Bruno Doro
Em Pequim (CHN)
Os brasileiros Henrique Barbosa e Felipe Silva fizeram sua estréia olímpica neste sábado nas eliminatórias dos 100 m peito, mas a participação dos nadadores foi breve, e eles não passaram da primeira fase.

PEITISTAS CAEM NA ESTRÉIA
Satiro Sodré/CBDA
Estreante olímpico, Felipe Silva foi o melhor brasileiro da prova, com o 22º lugar
Satiro Sodré/CBDA
Henrique Barbosa lamenta classificação, mas terá nova chance nos 200 m peito
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
VEJA FOTOS DAS DISPUTAS
PERFIL DOS ATLETAS BRASILEIROS
Silva e Barbosa largaram na sétima bateria da prova e ficaram com a sexta e a sétima colocações, respectivamente. Felipe Silva anotou 1min01s04, e Barbosa obteve 1min01s11.

Na classificação geral, Felipe Silva ficou em 22º lugar e, Henrique Barbosa, em 23º. Silva, que fez sua única prova olímpica, rechaçou ter sentido pressão e, apesar de lamentar a eliminação, se disse satisfeito pela experiência.

"Foi uma sensação muito boa, não senti pressão nenhuma. Estou um pouco satisfeito, mas tenho certeza de que poderia nadar melhor e mais rápido", afirmou Felipe Silva ao Sportv.

Henrique Barbosa endossou o discurso do colega, mas espera se sair melhor em sua segunda prova individual, os 200 m peito. "Não foi o que eu esperava, não foi o que eu treinei", lamentou o brasileiro. "Mas já estou muito feliz de estar aqui. Foi um prazer nadar aqui, em uma Olimpíada. A gente treina a vida toda, desde criancinha, e só pensa em nadar aqui."

O melhor tempo foi do norueguês Alexander Dale Oen, que superou o recorde olímpico, com 59s41. Em segundo, o japonês Kosuke Kitajima, com a marca de 59s52. O terceiro foi o francês Hugues Duboscq, com o tempo de 59s67.

A surpresa ficou por conta do grande favorito ao ouro e recordista mundial da prova, Brendan Hansen. Empatado com o australiano Christian Sprenger, Hansen se classificou às semifinais com o décimo melhor tempo, 1min00s36.

Compartilhe: