UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 07h06

Diego Hypólito faz grande apresentação e vai à final do solo

Lello Lopes
Em Pequim (China)*
Diego Hypólito vai se tornar o primeiro ginasta brasileiro a disputar uma final por aparelhos nos Jogos Olímpicos. Neste sábado, o atleta confirmou o seu favoritismo e tirou a nota 15,950 no solo em Pequim, a mais alta do aparelho nas eliminatórias, garantindo uma vaga na briga por medalhas da modalidade, no dia 17 (a partir das 7 h).

A nota foi obtida pelo brasileiro na segunda bateria das eliminatórias. Até então, a fase era liderada pelo espanhol Gervasio Deferr, um dos principais adversários de Diego.

De nível mediano, a terceira bateria trazia apenas um ginasta com reais chances de superar Diego, o romeno Marian Dragulescu, algoz do brasileiro no Mundial de 2006. O europeu foi bem, mas ficou a 25 milésimos do brasileiro (15,925 pontos), garantindo a segunda colocação. Deferr terminou com a terceira melhor nota (15,825), seguido pelo alemão Fabian Hambuechen (15,800).

Bicampeão mundial no solo, Diego Hypólito entrou no Ginásio Nacional, em Pequim, vestindo o short de ginástica e o blusão da equipe brasileira. Como é de praxe, ele se benzeu assim que pisou no tablado.

Diego então esperou a sua vez de competir. O brasileiro cumpriu o que havia anunciado no meio da semana e estreou na Olimpíada na prova do salto. O aparelho foi usado como pára-raio para que Diego já sentisse o clima da competição. O brasileiro recebeu a nota 16,100 em seu primeiro salto, e desistiu do segundo, poupando-se para a prova do solo.

1 - Diego Hypólito (BRA) - 15,950 pts
2 - Marian Dragulescu (ROM) - 15,925
3 - Gervasio Deferr (ESP) - 15,825
4 - Fabian Hambuechen (ALE) - 15,80
5 - Kohei Uchimura (JAP) - 15,725
6 - Kai Zou (CHN) - 15,700
7 - Anton Golotsutskov (RUS) - 15,60
8 - Alexandr Shatilov (ISR) - 15,600
OS OITO FINALISTAS DO SOLO
No meio da semana, o técnico de Diego Hypólito, Renato Araújo, previa que uma apresentação com nota por volta de 15,800 garantiria a vaga na final. E o atleta já entrou no solo sabendo que nem precisava atingir esse índice. Quando iniciou a sua apresentação, o líder da disputa era o espanhol Gervasio Deferr, com 15,825. Os outros ginastas tinham notas mais baixas.

Dois dos principais rivais de Hypólito não foram bem. O atual campeão olímpico, o canadense Kyle Shewfelt, tirou apenas 15,525 e ficou em nono lugar, fora da final. Já o também canadense Brandon O'Neill, que foi vice-campeão mundial em 2005, sentiu uma lesão no tornozelo e abandonou a prova.

Diego foi o penúltimo ginasta a entrar no solo na segunda bateria eliminatória. Com o ginásio lotado de torcedores que apoiavam os chineses, ele fez uma apresentação com poucos erros.

Os jurados gostaram do desempenho do atleta, que saiu do solo comemorando bastante. Ele foi abraçado com força pelo seu técnico e recebeu os cumprimentos dos outros ginastas.

"Não tinha como disfarçar o sorriso no final da série. Estou mais do que feliz. Estar na final é o meu maior objetivo. Confesso que se eu não estivesse na final eu iria ficar muito frustrado. Mas eu estava muito confiante. Entrei e falei que não iria errar", disse Diego.

*Atualizada às 10h32

Compartilhe: