UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 00h22

A contragosto, seleção usará uniforme descaracterizado nos Jogos

Bruno Freitas
Em Shenyang (CHN)*
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou na noite desta sexta-feira (horário de Brasília) que as seleções brasileiras de futebol não usarão mais as camisas tradicionais, com o escudo da entidade, no torneio olímpico.

Martin Mejia/AP
CBF foi multada por usar uniforme oficial na estréia das duas equipes em Pequim
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL
NOTÍCIAS DE PEQUIM
PÁGINA ESPECIAL DOS JOGOS
CALENDÁRIO DO FUTEBOL
As equipes usarão uma camisa amarela da Nike, patrocinadora oficial, sem nenhum escudo. A nova roupa já poderá ser vista neste sábado, quando a seleção brasileira feminina fará seu segundo jogo no torneio olímpico, contra a Coréia do Norte.

A decisão foi tomada depois que a CBF foi pressionada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para retirar o escudo das camisas, sob o argumento de que o uso da camisa prejudicaria a campanha do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016.

Ronaldinho procurou minimizar a questão. "Todos os jogadores brasileiros têm orgulho do escudo com cinco estrelas na camisa. Nós poderíamos continuar usando, mas se for atrapalhar o Brasil como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, nós temos que entender e aceitar isso", disse o craque.

Por ter utilzado o brasão nas partidas de estréia do feminino e masculino, a CBF teve de pagar um total de US$ 2 mil dólares em multa. A entidade, entretanto, já estava ciente de que seria punida antes de os times entrarem em campo e resolveram desembolsar o montante para poder ostentar as cinco estrelas do pentacamponato na camisa usual.

* Atualizado à 00h50, com agências internacionais

Compartilhe: