UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 15h00

Centenário do hóquei na grama marca o início dos Jogos em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os Jogos Olímpicos de Pequim marcarão o centenário do hóquei na grama como modalidade olímpica. O primeiro jogo será da equipe feminina de hóquei entre Japão e Nova Zelândia às 21h30, no sábado, dia 9 de agosto.

jorge Araújo/Folha Imagem
"Leonas", da Argentina, ficaram conhecidas pela beleza e pela sua força no esporte
Apesar da longa vida, o Brasil nunca ganhou uma medalha nesta modalidade e amargou, em 2007, nos Jogos Pan-Americanos, o último lugar na classificação geral dos jogos.

Quem gosta do esporte são os nossos vizinhos argentinos. As "Leonas", campeãs mundiais e medalhistas olímpicas nas últimas duas edições, prata em Sydney e bronze em Atenas, fazem grande sucesso pela sua beleza e força no esporte.

A competição, que será realizada no estádio localizado no Parque Olímpico de Pequim, contará com doze países divididos em duas chaves e terá como favoritos à medalha a Alemanha, atual campeã olímpica no feminino, Holanda, prata no feminino e no masculino na última edição dos Jogos, Austrália, ouro no masculino em Atenas e a Argentina, bronze no feminino em 2004.

A China irá participar dos Jogos pela primeira vez e a Índia, primeira colocada no quadro de medalhas na história dos Jogos com oito medalhas, não participará. Isso porque a equipe, antes considerada a melhor do mundo até os Jogos de Melbourne, em 1956, perdeu seu favoritismo para o Paquistão e, atualmente, para a Holanda.

O Paquistão, que vê no hóquei a chance de quebrar um jejum de 24 anos após seu último ouro, contará com Munir Dar como técnico da seleção. Com chances de medalha, Munir integrou o primeiro time campeão olímpico do hóquei na grama, em Roma-1960.

No hóquei masculino o Grupo A será formado por Alemanha, Espanha, Coréia, Nova Zelândia, Bélgica e a anfitriã China. O grupo B é formado por Austrália, Holanda, Grã Bretanha, Paquistão, África do Sul e Canadá. Serão quatro as vagas para as quartas de finais.

Dentre as mulheres, o grupo A será composto por Holanda, Austrália, China, Espanha, Coréia e África do Sul. O grupo B tem Argentina, Alemanha, Grã Bretanha, EUA, Japão e Nova Zelândia.

Compartilhe: