UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 18h03

Partizan pede retorno de atletas sérvios dos Jogos de Pequim

Das agências internacionais
Em Belgrado (SER)
O Partizan, tradicional clube da Sérvia, pediu aos meio-campos Zoran Tosic e Ljubomir Fejsa, que estão defendendo a seleção nos Jogos Olímpicos, para que retornem de Pequim para atuarem pelo time na fase de classificação da Liga dos Campeões da Europa, quando, agora, a equipe encara o turco Fenerbahce.

O porta-voz do Partizan, Marko Vjetrovic, disse que o time quer o retorno imediato de seus atletas. "Nós pedimos à seleção nacional que os liberem imediatamente para um vôo de volta para que eles possam se preparar para a primeira partida contra o Fenerbahce na quarta-feira", declarou ele nesta sexta-feira.

"Nós realmente queremos que a Sérvia vá bem nos Jogos Olímpicos mas nós não temos escolha porque alguns de nossos principais jogadores estão suspensos ou machucados", justificou o representante do time europeu.

Tosic e Fejsa participaram da estréia da Sérvia em Xangai, no empate de sua seleção por 1 a 1 contra a Austrália. Caso retornem ao Partizan, perderão o restante das partidas do grupo A, diante de Argentina e Costa do Marfim.

O Partizan chegou a terceira e última fase de classificação para a Liga dos Campeões da Europa, após eliminar o Inter Baku FC, de Azerbaijão. Anteriormente, o técnico da equipe, Slavisa Jokanovic já havia declarado que tinha pedido ao clube que não liberasse os dois jogadores para Pequim, pois para ele, o time vem em primeiro lugar.

A questão já causou grande polêmica entre clubes e seleções, casos como o Barcelona em relação à Messi e os alemães Werder Bremen e Shcalke 04, com os brasileiros Diego e Rafinha. A Fifa ordenou que as equipes liberassem seus atletas com menos de 23 anos, mas o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) contradisse o órgão máximo do futebol e afirmo que eles não eram obrigados a liberarem os jogadores.

Ainda assim, o 'espírito olímpico' permaneceu, e Messi, Diego e Rafinha acabaram liberados por seus clubes para os Jogos de Pequim, e já atuaram por suas seleções.

Compartilhe: