UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 17h00

Ciclismo tentará a sua melhor participação em Jogos Olímpicos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os brasileiros serão presença certa nos primeiros dias de prova do ciclismo. A medalhista de bronze no contra-relógio do Pan do Rio, Clemilda Fernandes, fará sua estréia nas Olimpíadas de Pequim na prova de estrada, que acontecerá neste domingo, às 3 horas da manhã.

Bocog/Divulgação
Pela 1º vez na história da Olimpíada uma prova de bicicross (BMX) valerá medalha
Divulgação/COB
Murilo Fischer disputará apenas a prova de estrada, ao lado de seu amigo Pagliarini
AFP
Pagliarini admite que será escudeiro de Fischer na prova de estrada em Pequim
Na prova masculina, a dupla Luciano Pagliarini e Murilo Fischer, que desistiu de participar da prova do contra relógio, irão disputar a prova de estrada, que acontecerá às 0h do sábado. Eles terão como meta permanecer ao lado dos favoritos para obter uma boa classificação.

Contando ainda com Jaqueline Mourão e Rubens Donizete, o Brasil que nunca conquistou uma medalha olímpica no ciclismo está apostando em seu bom desempenho em Pequim.

Mas, se por um lado, o ciclismo inova com o bicicross, versão ciclística do MotoCross, que possui obstáculos e pistas com saltos, por outro, continua lutando contra os escândalos de doping que mancham a imagem desta modalidade ainda dominada pelos europeus e australianos. Em Pequim, tentando conter o doping a UCI (União Ciclística Internacional) aumentou o número de testes nos atletas nesta temporada.

Entre os desfalques que marcam os Jogos de Pequim estão o ciclista Vladimir Gusev, que era considerado favorito a medalha no contra relógio e a campeã mundial da categoria estrada, a italiana Marta Bastianelli, de apenas 21 anos, que a menos de duas semanas foi cortada dos Jogos.

Quem também teve que passar pelas 17 coletas de sangue e urina impostas pela UCI durante este ano foi o paranaense Luciano Pagliarini, medalhista de bronze no Pan do Rio, em 2007, e credenciado para disputar a prova de estrada em Pequim.

Luciano, apesar de ter reclamado da quantidade de testes, não sofreu com o excesso de exames como está agora. Com dores por conta de uma pedra no rim esquerdo, o atleta virou dúvida para a competição. Segundo o departamento médico brasileiro, a melhor solução para retirar a pedra que o incomoda durante os treinos, é removê-la naturalmente, pela urina. Com isso, o atleta esta consumindo muita água, na esperança de removê-la antes da largada e até fez uma adaptação em seu selim.

A perda do atleta seria sentida principalmente pelo seu companheiro Murilo Fischer. Isso porque o paranaense Pagliarini seria o responsável por levar o companheiro até o fim da prova, em posição de briga pela medalha.

Já na prova de mountain bike feminina, que fez a sua estréia nos Jogos de Atlanta e é disputada em um terreno de cross-country, o Brasil contará com a mineira Jaqueline Mourão.

Ela será a primeira ciclista brasileira a levar pela segunda vez o mountain bike brasileiro feminino às Olimpíadas. Em Atenas, ela ficou em 18º lugar e no Pan do Rio foi quarta. A prova de mountain bike será disputada no dia 22 de agosto, às 4h da manhã.

Compartilhe: