UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 14h30

Sul-coreanos podem perder hegemonia no tiro com arco masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Desde 1984, a Coréia do Sul reina absoluta no tiro com arco, principalmente nos torneios coletivos. Em Atenas - 2004 e em Sydney - 2000, os sul-coreanos conquistaram os dois ouros por equipes. Mas este reinado tem sido ameaçado ultimamente por Taiwan no torneio masculino. A equipe taiwanesa venceu duas etapas da Copa do Mundo este ano.

AFP
Equipes coreanas: mulheres imbatíveis, mas homens podem perder seu reinado
VEJA PERFIL DO BRASILEIRO TRAININI
SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE
MAIS SOBRE A CORÉIA DO SUL
Por ser um esporte que exige concentração e disciplina, o tiro com arco combinou perfeitamente com o estilo de vida e a cultura da Coréia do Sul. A modalidade cresceu de tal maneira no país que desde 1984 os sul-coreanos têm levado quase todos os ouros em Olimpíadas e o país se tornou a grande potência mundial no esporte, à frente dos tradicionais europeus e dos poderosos norte-americanos.

Com pouca tradição no esporte, o Brasil vai quebrar um jejum de 16 anos sem participações em Olimpíadas com a participação de Luiz Gustavo Trainini em Pequim, que começa nesta sexta-feira de madrugada. Ele conquistou a vaga brasileira no Festival Olímpico, realizado em El Salvador no ano passado. Suas chances de medalha, no entanto, são pequenas diante das maiores estrelas da modalidade.

No torneio por equipes feminino, a medalha sul-coreana é praticamente certa por ter uma das equipes mais consistentes da modalidade. A China também tem potencial para o ouro, pois venceu uma semifinal na Copa do Mundo contra a Coréia do Sul em abril deste ano.

No individual, a arqueira Sung-Hyun Park aparece como franca favorita ao ouro. Caso ela leve a medalha, será a primeira vez que um atleta de tiro com arco vence duas Olimpíadas seguidas. A italiana Natalia Valeeva, bronze em Barcelona-1992 e atual campeã mundial, é uma real ameaça a Sung-Hyun.

Entre os homens, o italiano Marco Galiazzo, atual campeão olímpico, é um forte competidor, mas chega aos Jogos com uma campanha fraca. Ele está em 26º no ranking mundial e terá dificuldades para vencer os sul-coreanos Dong-Hyun Im, atual campeão mundial e número um do ranking, e Park Kyung-Mo, terceiro no ranking mundial. Os dois integraram a equipe de ouro de Atenas-2004.

Os Jogos de Pequim trazem a promessa de pontuações altas e muitos recordes, isso porque o Estádio de Tiro com Arco, construído especialmente para as Olimpíadas e que será transformado em parque após os Jogos, faz uma ótima proteção contra o vento. Um palpite de especialistas da modalidade é que a arquibancada, colocada tão próxima do campo de tiro, deverá atrapalhar a concentração dos atletas. Isso deve acirrar ainda mais a competição.

Compartilhe: