UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 04h20

Nadadora amputada Du Toit levará bandeira da África do Sul

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
A nadadora Natalie du Toit, que teve a perna esquerda amputada, e obteve a vaga para disputar os 10 km da maratona aquática nas Olimpíadas, carregará a bandeira da África do Sul durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim.

"Natalie foi uma escolha óbvia para a equipe da África do Sul e esta nomeação recebe o apoio total dos organizadores em Pequim," disse Chefe de Missão Hajera Kajee.

Natalie perdeu a perna esquerda em um acidente de motocicleta em 2001, um ano após não conseguir se classificar para os Jogos de Sydney, em 2000.

A perna foi amputada na altura do joelho depois que ela começou a gangrenar. A atleta ainda precisou inserir uma placa de titânio e uma haste em seu fêmur para poder, três meses depois, voltar à água.

A atleta que anteriormente a amputação era especialista no nado medley decidiu concentrar-se na natação de longa distância, devido a menor movimentação das pernas.

Com 24 anos, Natalie irá competir os 10 km da maratona aquática e ela poderá se tornar a primeira amputada a ganhar uma medalha em 56 anos de Olimpíadas.

Compartilhe: