UOL Olimpíadas 2008 Notícias

07/08/2008 - 10h44

Messi marca e Argentina vence a Costa do Marfim na estréia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Argentina quase teve que se contentar com um empate, mas contou com Lionel Messi para vencer a Costa do Marfim por 2 a 1 nesta quinta no estádio Olímpico de Xangai, na estréia das duas seleções nos Jogos Olímpicos.

BARCELONA LIBERA MESSI
Aly Song/Reuters
O Barcelona mobilizou a Liga de Futebol Profissional, a Associação dos Clubes Europeus, a Fifa e o Comitê Arbitral do Esporte (CAS) para impedir que Messi integrasse a seleção argentina que disputa as Olimpíadas de Pequim. Ganhou a causa. Mas, nesta quinta-feira, o clube catalão decidiu abrir mão do jogador e o deixou nos Jogos.

"Nós tomamos nossa decisão na última noite após retornarmos de Nova Iorque, quando formos informados da decisão do CAS. Nós conversamos com o jogador e com o nosso treinador Pep Guardiola. Queríamos deixar nosso atleta contente e ele está", disse o diretor Txiki Begiristain.

O Barcelona queria impedir que Messi disputasse os Jogos de Pequim porque gostaria de escalar o jogador na partida de ida da fase prévia da Liga dos Campeões, contra o Wisla Krakow, da Polônia. No entanto, mudou de idéia para contar com a compreensão da Associação de Futebol Argentino nas próximas convocações.

VEJA MAIS FOTOS DA PARTIDA
PÁGINA ESPECIAL DOS JOGOS
O jogador do Barcelona, que teve dificuldades para ser liberado pelo seu clube, fez o primeiro gol e deu passe para Acosta marcar outro a quatro minutos do final. O resultado coloca a Argentina na liderança do Grupo A, já que Austrália e Sérvia empataram por 1 a 1 na abertura da rodada.

Os atuais campeões olímpicos não deverão ter mais problemas em relação a Messi, já que o Barcelona anunciou a sua liberação definitiva, um dia depois da decisão do Tribunal Arbitral do esporte que autorizava o clube a 'resgatar' o jogador.

Messi, Mascherano, Riquelme e companhia começaram pressionando a Costa do Marfim, criando boas chances. Logo aos seis minutos, Agüero recebeu pela esquerda e bateu cruzado, mas o goleiro Angban fez boa defesa.

O time africano chegou a balançar as redes aos 37 minutos - porém, a arbitragem marcou impedimento e anulou o gol. Em seguida, Riquelme quase fez para a Argentina em cobrança de falta, e o goleiro Angban novamente salvou a Costa do Marfim.

A Argentina era melhor no toque de bola, e chegou ao gol aos 42 minutos, após um belo passe em profundidade de Riquelme, que deixou Messi na cara do gol para tocar com categoria na saída do goleiro e abrir o placar.

A Costa do Marfim foi para o intervalo em desvantagem, e voltou melhor no segundo tempo, controlando a troca de passes da Argentina. Os africanos empataram o jogo logo no começo, com Cisse, que completou de cabeça um cruzamento da direita e encobriu o goleiro Ustari.

A Argentina foi para o ataque, e teve um gol anulado aos 20 minutos. A costa do Marfim tentava segurar e criava algumas chances em contra-ataque. Mas, aos 41 minutos, Acosta completou cruzamento de Messi e garantiu a vitória argentina.

O resultado deixa os argentinos mais tranqüilos para o jogo contra a Austrália, no domingo. No mesmo dia, os africanos jogam contra a Sérvia.

Compartilhe: