UOL Olimpíadas 2008 Notícias

07/08/2008 - 08h36

Halterofilista pode dar primeiro ouro para China em Pequim

Das agências internacionais
Em Pequim (China)
A halterofilista chinesa Chen Xiexia é apontada como favorita para ser a primeira atleta a conquistar a medalha de ouro para o país sede dos Jogos de Pequim, no sábado. Além de Xiexia, o favoritismo de Wang Mingjuan, campeã do mundo, e Lian Yang Chen abrem a possibilidade de um pódio cem por cento chinês na categoria mosca (até 48 kg).

O levantamento de peso feminino também deve conquistar medalhas para a China com Cao Lei (até 75 kg), Chen Yanqing (até 58 kg) e Liu Chunhong (até 69 kg). Entre os homens, os chineses querem superar o recorde de cinco ouros em oito possíveis, obtido em Atenas 2004.

Competitivos em todas as categorias do levantamento de peso, os atletas da China são favoritos para obter a maior parte das medalhas na modalidade, que luta para desvincular sua imagem dos casos de doping. O esporte recebeu um duro golpe com a condenação, em abril, de 11 atletas gregos classificados para Pequim, por uso de substância proibidas.

Outra decepção para Pequim no levantamento de peso será a ausência do iraniano Hossein Rezazadeh, grande estrela da modalidade, que alegou estar fora de forma.

Compartilhe: