UOL Olimpíadas 2008 Notícias

07/08/2008 - 05h01

Tosi espera que desempenho em Pequim popularize CCE no Brasil

Das agências internacionais
Em Hong Kong (CHN)
O cavaleiro brasileiro, Marcelo Tosi, espera que o Brasil alcance boas posições no hipismo nas Olimpíadas de Pequim-2008. Segundo o atleta, que disputará o CCE (Concurso Completo de Equitação) nos Jogos, um bom posto alcançado pelos atletas brasileiros poderia popularizar o esporte no país.

Mesmo com esperanças em terminar entre os melhores do hipismo na China, Tosi tem consciência de que os atletas brasileiros precisam se "banhar" nos concursos europeus para conseguirem alcançar um nível mais alto de competição.

"Para que nós (brasileiros) nos interessemos seriamente por este esporte, é necessário obter medalhas. Ou então, se classificar para um grande evento esportivo", explicou Tosi. "O ouro do Rodrigo Pessoa em Atenas-2004 no salto foi importante para ajudar a ter mais adeptos do hipismo no Brasil", completou.

Tosi mora na Bélgica há quatro anos, onde treina com os melhores atletas do hipismo mundial. Para ele, a competitividade na Europa é incomparável com a no Brasil. "É exatamente por isso que a equipe de salto do Brasil ganha medalhas. Por viver na Europa e competir com os melhores".

Apesar de também treinar na Europa, Tosi não acredita que conseguirá medalhas em Pequim. "Para ganhar medalha é necessário se pensar a médio e longo prazo e ainda ter o apoio de todos os lados", explicou.

Assim como muitos atletas do hipismo, Marcelo Tosi não vai participar da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Ele ficará em Hong Kong, onde as provas da modalidade se iniciam às 6h30 (horário da China) do sábado.

Compartilhe: