UOL Olimpíadas 2008 Notícias

07/08/2008 - 03h18

Cabo eleitoral, Lula visita a Vila e pede apoio da China para o Rio-2016

Lello Lopes
Em Pequim (China)
O presidente Lula assumiu de vez a posição de cabo eleitoral da candidatura do Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Nesta quinta-feira, Lula visitou a Vila Olímpica de Pequim e almoçou com atletas e dirigentes brasileiros.

Flávio Florido/UOL Esporte
Vestindo uma camisa azul com o logo da candidatura carioca, o presidente foi recebido com flores.
Flávio Florido/UOL Esporte
A comitiva brasileira ficou cerca de dez minutos dentro da prefeitura da Vila.
VEJA FOTOS DE LULA EM PEQUIM
ESTÍMULO PARA O VÔLEI MASCULINO
As ações pelo Rio-2016, entretanto, acontecem também longe da Vila Olímpica. Em um encontro com o presidente chinês Hu Jintao, Lula pediu o apoio da China para que o Brasil receba os Jogos Olímpicos.

"Eu saí com a sensação de que nós vamos ter o apoio da China. É lógico que eu não posso dizer antes de sair a votação, mas há uma compreensão de que a América do Sul nunca fez uma Olimpíada", disse Lula.

A visita do presidente à Vila foi corrida. Lula chegou cerca de meia hora atrasado ao encontro com a vice-prefeita da Vila, Deng Yaping. Vestindo uma camisa azul com o logo da candidatura carioca, o presidente foi recebido com flores.

A comitiva brasileira, composta pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e por outros políticos e dirigentes esportivos, ficou cerca de dez minutos dentro da prefeitura da Vila.

Na volta, Lula encarou um batalhão de jornalistas, que se empurravam na tentativa de chegar perto do presidente. Suando muito, Lula falou um pouco de esporte e de política, como a tentativa do Brasil em retomar as negociações da Rodada de Doha (que trata da liberalização do comércio mundial).

"Agora minha cabeça está voltada para tentar ajudar o Brasil a ganhar a medalha de levar a Olimpíada para o Rio de Janeiro em 2016", disse o presidente. "Já falei com o Nuzman, com o Sérgio Cabral e com o ministro Orlando que eu quero ser cabo eleitoral dessa causa. Eu acho que o Brasil está preparado, e os brasileiros precisam acreditar que podemos fazer", completou.

Após a visita à Vila, Lula seguiu em campanha a favor da candidatura carioca. A agenda do presidente tem marcada para esta quinta-feira uma visita à Casa Brasil, local de congregação de atletas nacionais.

Na sexta-feira à tarde, Lula tem um encontro com Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). À noite, ele vai acompanhar a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. O presidente, entretanto, não assistirá a nenhum evento nas Olimpíadas.

A escolha da sede dos Jogos de 2016 será feita pelo COI em outubro do ano que vem, em Copenhague, na Dinamarca. Além do Rio de Janeiro, são finalistas na disputadas as cidades de Tóquio (Japão), Chicago (Estados Unidos) e Madri (Espanha).

Compartilhe: