UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 11h30

Fifa se resigna sobre decisão do CAS e não ampara brasileiros nos Jogos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Fifa recebeu com resignação a notícia de que a Corte Arbitral do Esporte liberou os clubes para não ceder jogadores com menos de 23 anos para as Olimpíadas de Pequim. Sem adotar uma postura que confronte o CAS, a entidade máxima do futebol apelou para o espírito olímpico para que as equipes não retirem seus atletas dos Jogos. Desta maneira, é possível que o Brasil perca o meia Diego e o lateral-direito Rafinha para o início do torneio olímpico nesta quinta-feira.

"A Fifa está surpreendida e decepcionada com a decisão do CAS, mas a respeitamos. No entanto, fazemos um pedido aos clubes: deixem seus jogadores participar dos Jogos Olímpicos! Seria um ato solidário que harmonizará com o espírito olímpico", afirmou a entidade por meio de nota publicada em seu site oficial.

Werder Bremen e Schalke 04, clubes de Diego e Rafinha, respectivamente, foram os primeiros a apelar ao CAS para que seus jogadores não precisassem ir a Pequim. Caso queiram reaver seus atletas, o técnico Dunga ainda teria a opção de chamar dois dos três suplentes de linha inscritos na competição. Entre eles estão Renato Augusto, Charles e Léo.

A CBF, por sua vez, afirma que não foi noticiada oficialmente sobre a decisão do CAS e nem mesmo da postura adotada pela Fifa. A entidade brasileira só se pronunciará após um comunicado.

Quem também poderá perder um de seus atletas é a atual campeã Argentina. O Barcelona já criou empecilhos para liberar Messi, mas a decisão do CAS não se aplica ainda ao recurso apresentado pelo time catalão. A decisão, porém, também deverá se aplicar ao argentino.

O Brasil estréia na competição nesta quinta-feira, contra a Bélgica, às 6h (de Brasília). Pela primeira fase, a seleção de Dunga ainda encara a Nova Zelândia e a anfitriã China.

Compartilhe: