UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 10h49

China estréia com vitória sobre a Suécia no futebol feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção feminina de futebol da China entrou nesta quarta no estádio Olímpico de Tianjin sob a expectativa de mais de 37 mil torcedores ansiosos por uma boa estréia, e não decepcionou ao vencer um forte time sueco por 2 a 1.

Vincent Yu/AP
Xu Yuan celebra primeiro gol da China na vitória de 2 a 1 sobre a Suécia
VEJA FOTOS DA VITÓRIA
PÁGINA ESPECIAL SOBRE FUTEBOL
A seleção da casa abriu o placar logo aos cinco minutos de jogo, após um chute que explodiu na trave da goleira Lindahl. Zhang aproveitou rebote dentro da grande área e colocou as anfitriãs em vantagem, para delírio dos torcedores.

A Suécia só foi empatar aos 38 minutos, com um belo gol. Após receber na entreda da área, Schelin ganhou no combate com a zaga e ainda cortou a goleira Yanru antes de tocar no canto - a bola bateu na trave antes de entrar para igualar o confronto.

A Suécia voltou bem no segundo tempo, mas a sorte estava mesmo com as asiáticas. Aos 27 minutos, Duan Han completou boa jogada de ataque, fez a alegria da torcida e logo foi ao chão, reclamando de dores. A China segurou a vantagem e levou os três pontos.

Com a vitória, a seleção anfitriã e medalha de prata em 1996 divide a liderança do Grupo E com o Canadá, que venceu a Argentina também por 2 a 1. As duas seleções se enfrentam no sábado, às 8h45. Antes, às 6h, a Suécia pega a Argentina.

Grupo F

Roberto Candia/AP
Kyong Hwa perdeu até pênalti, mas fez o gol da vitória norte-coreana
CORÉIA DO NORTE NOS JOGOS
No segundo jogo do grupo do Brasil, a Coréia do Norte esteve sempre no comando contra a Nigéria e venceu por 1 a 0. As campeãs asiáticas de 2003 pressionaram até abrir o placar aos 27 minutos do segundo tempo. Kyong Hwa Kim aproveitou uma jogada rápida de ataque e a bobeira da zaga africana para pegar a sobra e chutar forte no ângulo.

As norte-coreanas chegaram a perder um pênalti no fim do primeiro tempo. Kyong Hwa Kim foi derrubada na área e chamou a responsabilidade, mas chutou fraco, rasteiro, para fora. No final do jogo, as campeãs pan-africanas esboçaram uma reação, mas não conseguiram empatar.

A Coréia do Norte assumiu a liderança do Grupo F com 3 pontos, à frente de Brasil e Alemanha, que têm um ponto cada. As asiáticas são as próximas adversárias do Brasil no sábado, às 8h45.

Compartilhe: