UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 08h19

Diego Hypólito vai usar prova de salto como 'pára-raio' em Pequim

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A prova de salto da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Pequim vai servir como 'pára-raio' para o brasileiro Diego Hypólito na competição. Sem ter feito uma preparação adequada para o aparelho, Diego usará o salto para descarregar toda a adrenalina antes de sua principal prova nas Olimpíadas, o solo.

CAUTELA
Flávio Florido/UOL
Para evitar riscos, Diego deve fazer apenas uma das duas entradas no salto
FOTOS DO TREINO DESTA QUARTA
PERFIL DE DIEGO
NOTÍCIAS DOS JOGOS DE PEQUIM
As eliminatórias da ginástica acontecerão na manhã do próximo sábado. Diego Hypólito deverá fazer apenas uma das duas entradas no salto. Como não teve tempo de aprimorar a série antes de Pequim, ele quer evitar riscos desnecessários para a prova de solo.

"O salto será bom para eu entrar na competição. O primeiro salto com certeza eu vou fazer. Mas o segundo eu não sei, eu não treinei direito e eu posso me machucar. Se me machucar vou ficar fora do solo", disse o ginasta após o treino de pódio, espécie de teste oficial, realizado nesta quarta-feira no Ginásio Nacional de Pequim.

A decisão de Diego foi referendada pela presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Vicélia Florenzano. "Deu para sentir que ele estava ansioso. A decisão de fazer o salto foi importante para a prova que ele tem chance de medalha. Quando ele entra no salto, ele absorve este clima de competição. Quando chega para fazer o solo esta adrenalina já passou", disse.

Campeão mundial no solo em 2005 e 2007, Diego tem grande chance de se tornar o primeiro ginasta brasileiro a subir no pódio olímpico. Para isso, ele descartou outras quatro provas para as quais estava classificado: cavalo, argola, barras fixas e barras paralelas.

Nesta quarta-feira, Diego também participou do solo no treino de pódio, com a mesma série que usará na Olimpíada. O ginasta cometeu alguns erros, principalmente na última passada, quando saiu do tablado. Mesmo assim, disse ter ficado satisfeito com o seu desempenho.

"Sair do solo foi um erro bobo. O pior foi na quarta seqüência, quando achei que estava faltando um pouco de energia e dei uma forçada a mais. Eu dei uma quicadinha e perdi alguns pontos que não posso perder. Fiquei satisfeito com a prova, é só não sair do tablado", disse Diego.

A participação de Diego nas Olimpíadas acontecerá no sábado, às 5h00 (de Brasília), na fase classificação. Caso conquiste vaga na final, ele voltará ao Ginásio Nacional no dia 17.

Compartilhe: