UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 07h50

Com primeiro gol olímpico, Canadá bate seleção da Argentina

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Canadá foi o primeiro time a balançar as redes nos Jogos Olímpicos de Pequim, que terão início oficialmente na sexta-feira, com a cerimônia de abertura. Nesta quarta-feira, a equipe bateu a Argentina por 2 a 1, em jogo válido pelo Grupo E, na cidade de Tianjin.

Marcos Brindicci/EFE
Cadance Chapman comemora o primeiro gol dos Jogos, na vitória das canadenses
FOTOS DA VITÓRIA CANADENSE
MAIS SOBRE O CANADÁ NOS JOGOS
PÁGINA ESPECIAL SOBRE FUTEBOL
No primeiro tempo, as canadenses não tardaram a mostrar que chegaram às Olimpíadas com um time forte. No início de julho, a equipe empatou com o Brasil por 1 a 1 em amistoso preparatório para os Jogos. O primeiro gol olímpico saiu aos 26 minutos, quando Candace Chapman ficou com a sobra de um escanteio afastado pelas rivais. De fora da área, chutou rasteiro para marcar.

As canadenses, medalhistas de bronze no Pan do Rio, tiveram mais precisão e qualidade no passe, dominando a maior parte da partida e ainda tiveram um gol anulado logo após o gol, aos 33 minutos, devido a um impedimento.

No segundo tempo, Kara Lang ampliou em jogada ensaiada, de bola parada. Após cobrança de falta pela direita, aos 26 minutos, ela aproveitou sua altura para cabecear para dentro, próxima à primeira trave. A Argentina chegou a diminuir aos 40 minutos do segundo tempo, com belo chute de Ludmila Manicler, mas o Canadá administrou a partida e manteve a vantagem.

Na próxima rodada, sábado, o Canadá enfrenta as chinesas, donas da casa, às 8h45. Completando a rodada pelo Grupo E, as argentinas tentam a primeira vitória na competição contra a Suécia.

Grupo G
Depois de sair na frente e abrir 2 a 0 no placar, a Nova Zelândia permitiu o empate do Japão, na primeira rodada do Grupo G dos Jogos. A partida, realizada em Qinhuangdao, acabou em 2 a 2.

Daniel Aguilar/Reuters
Jogadoras da Nova Zelândia comemoram gol, mas japonesas conseguiram empatar
MAIS SOBRE O JAPÃO NOS JOGOS
TODAS AS NOTÍCIAS OLÍMPICAS
O primeiro gol saiu aos 37 minutos do primeiro tempo, com Yallop, que aproveitou uma falha da defesa após cruzamento e só empurrou para o gol japonês. Aos 11 minutos do segundo tempo, o placar foi ampliado de pênalti, em marcação que revoltou o Japão. Apesar de bater mal, no meio do gol, Hearn converteu.

Depois disso, o Japão reagiu. Diminuiu também de pênalti, com gol de Miyama no canto esquerdo, aos 27 minutos da etapa final. Aproveitando cobrança de falta, Sawa garantiu o empate em um belo cabeceio.

No sábado, o Japão enfrenta os Estados Unidos às 6h. Já a Nova Zelândia tentará seu primeiro triunfo na competição contra a Noruega, às 08h45.

Compartilhe: