UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 02h53

Alemanha nomeia Dirk Nowitzki como seu porta-bandeira

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
O Comitê Olímpico Alemão (DOSB) anunciou nesta quarta-feira que o astro do basquete, Dirk Nowitzki, será o porta-bandeira do país na cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim, que acontece nesta sexta-feira.

Thomas Kienzle/AP
Nomeado porta-bandeira da Alemanha, Nowitzki mostra símbolo olímpico no cabelo
LEIA MAIS NOTÍCIAS DAS OLIMPÍADAS
VEJA O CALENDÁRIO DO BASQUETE
CERIMÔNIA NÃO DEVE TER CHUVA
Apesar dos 30 anos, essa é a primeira Olimpíada de Nowitzki. O alemão, eleito o melhor jogador da NBA em 2007 pelo Dallas Mavericks, foi o destaque da equipe no torneio Pré-Olímpico, levando a Alemanha a disputar as Olimpíadas após 12 anos. A última havia sido em Barcelona, na Espanha.

"Optamos por Dirk porque ele expressa como talvez nenhum outro atleta o espírito olímpico. Há anos, isso era um sonho para ele e agora vai se tornar realidade", explicou o chefe da delegação alemã, Michael Vesper, em relação a escolha do jogador.

Nowitzki vai entrar para a história dos Jogos como o primeiro jogador de basquete a ser nomeado porta-bandeira do país na cerimônia de abertura. Em Atenas-2004, o cavaleiro Ludger Beerbaum carregou a bandeira alemã. Já em Sydney-2000, foi a vez da canoísta Birgit Fischer.

Fischer, oito vezes campeã olímpica, se opôs publicamente a nomeação de Nowitzki como porta-bandeira, alegando que o jogador não representava um esporte em que a Alemanha tenha tradição olímpica.

Compartilhe: