UOL Olimpíadas 2008 Notícias

05/08/2008 - 14h59

No feminino, EUA vencem Austrália em possível final olímpica

Das agências internacionais
Em Haining (CHN)
Antes da partida, o discurso das jogadoras dos EUA e da Austrália era que se tratava de um mero aquecimento para os Jogos Olímpicos. Quando a bola subiu, entretanto, o que se viu nesta terça-feira na final do torneio Fiba Diamond Ball foi uma partida física e bastante disputada, que culminou com a vitória das norte-americanas por 71 a 67.

Estados Unidos e Austrália já criaram uma verdadeira rivalidade no basquete feminino após decidirem as duas últimas Olimpíadas. Tanto em Sydney-2000 quanto em Atenas-2004, as norte-americanas levaram a medalha de ouro. Em Pequim, ambas as equipes chegam como favoritas ao pódio.

"Temos familiaridades umas com as outras. Este foi certamente a melhor preparação que nós podíamos ter para a próxima semana", afirmou a técnica Anne Donovan, ela mesma uma bicampeã olímpica em Los Angeles-84 e Seul-88.

"Foi certamente um jogo de alta qualidade, mas nós ainda temos um longo caminho pela frente", declarou Penny Taylor, cestinha da partida com 19 pontos. "Hoje foi o dia de ver como estávamos preparadas e torcer para nos encontrarmos outra vez", afirmou. Lauren Jackson, eleita MVP do torneio, adicionou mais 16 pontos para a Austrália, que vem se preparando há mais de um mês para os Jogos.

A tricampeã olímpica Lisa Leslie foi a cestinha dos EUA com 14 pontos. As norte-americanas por sua vez, tiveram problemas com lesões e com a temporada da NBA e estão juntas há pouco mais de uma semana.

Juntamente com o Brasil, as australianas estão no grupo A dos Jogos Olímpicos, que inclui também Coréia, Rússia, Letônia e Belarus. No grupo B estão os EUA, China, Mali,Nova Zelândia, República Tcheca e Espanha.

Compartilhe: