UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/08/2008 - 14h13

Focados em Pequim, Emanuel e Ricardo analisam grupo dos Jogos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após terminarem em terceiro lugar no Grand Slam de Klagenfurt, na Áustria, a dupla de vôlei de praia medalhista de ouro nas Olimpíadas de Atenas-2004, Emanuel e Ricardo, foca suas atenções exclusivamente para os Jogos de Pequim. Os brasileiros chegam à China nesta terça-feira, dia 5, e já sabem quem serão seus três primeiros adversários.

Jeff Mitchell/Reuters
Ricardo e Emanual, campeões em Atenas-2004, querem conquistar o bi em Pequim
CALENDÁRIO DO VÔLEI DE PRAIA
MAIS NOTÍCIAS OLÍMPICAS
JULIANA E LARISSA EM PEQUIM
"Agora, vamos pensar somente nos Jogos Olímpicos de Pequim", frisou o paranaense Emanuel. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou, há poucos dias, as chaves e os confrontos após sorteio e a 'Dupla de Ouro' está no Grupo C, ao lado de Schacht/Slack (Austrália/35º do ranking mundial) - parceria que também estava na mesma chave dos brasileiros nas Olimpíadas de Atenas-2004 -, Geor/Gia (Geórgia/16º do ranking mundial) e Fernandes/Morais (Angola/62º do ranking mundial).

Se a chave pode apresentar a impressão de ser 'fácil', Emanuel e Ricardo, campeões dos Jogos Pan-Americanos e atuais pentacampeões do Circuito Mundial, preferem uma avaliação mais cautelosa. "Estamos falando de Olimpíadas e o esporte já deu milhares de exemplos de que o favoritismo não entra em campo, não entra em quadra. Vai vencer quem fizer por merecer, quem for melhor, não quem tiver mais nome ou mais tradição e, no vôlei de praia, só há uma forma de vencer: na bola", destacou Ricardo.

Emanuel mostrou conhecimento sobre alguns adversários da dupla na primeira fase. "Nossa estréia será contra Fernandes/Morais, de Angola, dupla que não conhecemos muita coisa, porque nunca os enfrentamos até hoje. São perigosos justamente porque não temos informações sobre eles. Já Geor/Gia, que na verdade é Renatão/Jorge, nós os conhecemos bem, eles treinaram alguns anos com a gente lá em João Pessoa, e somos muitos amigos, temos uma relação muito boa. Agora, somos rivais nas Olimpíadas e essa amizade fica do lado de fora da quadra".

Sobre a dupla da Oceania, o jogador também opinou. "A dupla da Austrália é muito experiente, corre o Circuito Mundial há muitos anos e já nos enfrentamos várias vezes, inclusive, na primeira fase em Atenas. E foram jogos sempre muito duros e equilibrados. Respeitamos a todos da mesma forma, quem chegou aos Jogos, chegou por méritos, e chegamos com a certeza de que fizemos a melhor preparação que poderíamos", finalizou Emanuel.

Emanuel e Ricardo já estréiam nas Olimpíadas de Pequim neste próximo sábado, dia 9, às 2h (horário de Brasília), contra os angolanos Fernades/Morais. Na segunda-feira, no mesmo horário, é dia de enfrentarem os brasileiros naturalizados georgianos Georg/Gia. Na quarta-feira, dia 13, a dupla encara Schacht/Slack, da Austrália, às 10h.

Compartilhe: