UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/08/2008 - 09h56

China poupa jogadoras e perde amistoso de vôlei para a Rússia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em um amistoso que reeditou a final do vôlei feminino nos Jogos de Atenas em 2004, a Rússia deu o troco na China e venceu por 3 sets a 1 nesta segunda-feira, no ginásio do Instituto de Tecnologia de Pequim, sede da fase preliminar da modalidade nas Olimpíadas.

Para as russas, foi o primeiro jogo após um longo jejum, uma vez que a equipe não disputou o Grand Prix deste ano. Já para as chinesas, foi a primeira partida desde o decepcionante quinto lugar na competição anual.

O técnico russo ficou satisfeito com o rendimento de suas jogadoras. "Estou feliz com a nossa performance. Nosso time está em ótimas condições, e nossas atacantes estão todas em grande forma", avaliou Giovanni Caprara. O italiano, porém, admitiu que o fato de a China não ter entrado em quadra com força máxima facilitou a vida do combinado russo. "Esse resultado não faz sentido, porque o time chinês estava sem duas importantes jogadoras".

As atletas às quais Caprara se refere são a levantadora Kun Feng e a meio-de-rede Ruirui Zhao, dois dos principais nomes da equipe asiática. O técnico Zhonghe Chen, que não explicou por que poupou suas jogadoras, não gostou do que viu em quadra.

"Nenhum dos dois times jogou bem", afirmou Chen. "Nós só quisermos usar essa partida para dar ritmo de jogo às nossas atletas".

Atual campeã olímpica, a China estréia em Pequim no dia 9 de agosto, às 9h (horário de Brasília), diante da Venezuela. A Rússia, por sua vez, abre as competições de vôlei em um clássico contra a Itália, às 23h do dia 8. As atuais campeãs mundiais, que venceram o Brasil em um jogo histórico nas semifinais de Atenas-2004, voltam a encontrar as brasileiras já na primeira fase, na segunda rodada, às 3h30 do dia 11 de agosto.

Compartilhe: