UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/08/2008 - 01h27

Equipe de atletismo intensifica treinos, mesmo sob forte calor de Macau

Bruno Doro
Em Macau (China)
Aos poucos, os treinos da equipe de atletismo ficam mais intenso. A corridinha leve dos primeiros já começa a dar lugar a trabalhos mais pesados e específicos. Nem mesmo o forte calor de Macau assusta os atletas, que se preparam para as Olimpíadas de Pequim, que começam nesta sexta-feira.

Flávio Florido/UOL
Maurren, juntamente com a seleção de atletismo, treina sob forte sol em Macau.
VEJA AS FOTOS DO TREINO
MAURREN FALA DO CALOR EM TREINO
Nesta segunda, pela primeira vez o grupo de saltadores brasileiros fez trabalho na caixa de areia. Maurren Maggi, Keila Costa e Jefferson Sabino se alternaram debaixo de um guarda sol na pista da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Macau. Enquanto um saltava, os outros tentavam se proteger do sol.

"Não tem cobertura e não tem o que fazer. O sol está em cima, sem sombra. Mas é importante treinar nesse horário para se adaptar para as Olimpiadas", diz Maurren Maggi, uma das esperanças de medalha do país na China.

O técnico Nélio Moura explicou que o treinamento foi leve, já que os atletas ainda estão se adaptando ao local. "Não fizemos nada de novo, apenas saltos de intensidade moderada, nada de salto máximo. A gente imagina que na próxima sessão, na quinta-feira, o treino melhore ainda mais".

A escolha do horário foi proposital. Mesmo com sol intenso, os atletas treinaram entre 9h e 10h na caixa de areia. Justamente o horário em que serão disputadas as eliminatórias das provas de salto em distância.

"Esse calor atrapalha, desgasta mais. Ainda mais que não tem nenhuma sombrinha, só um guarda sol. Treinar de manhã é bem ruim, mas estamos pensando no horário. Como elas (Maurren e Keila) têm qualificação de manhã, vamos fazer algumas sessões nesse horário. Mas treinar à noite é mais confortável e os atletas têm um rendimento melhor", admite Nélio.

O time de atletismo brasileiro está treinando diariamente na pista de atletismo da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Macau, na ilha de Taipa. Nesta semana, a equipe tem dois horários: das 7h30 às 10h e das 17h às 22h. A partir da semana que vem, a pista será toda do Brasil - hoje divide com o time de tiro com arco da Grã Bretanha, que ocupa o local assim que os brasileiros deixam a pista.

"Os horários de treinamento devem se manter os mesmos. Não tem como treinar muito depois das 10 horas", diz Martinho Nobre, chefe da delegação da modalidade. Para essa semana, as temperaturas devem ficar entre 25 e 30 graus todos os dias, em umidade mínima de 85%.

Compartilhe: