UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/08/2008 - 00h39

Com Havelange, Brasil abre campanha em Pequim para sede de 2016

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A cerimônia de hasteamento da bandeira brasileira nesta segunda-feira (noite de domingo no Brasil) era para marcar a entrada oficial da delegação na Vila Olímpica, mas virou o início da campanha em Pequim para que o Rio de Janeiro seja a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

reuters/Marcos Brindicci
João Havelange (à dir.) conversa com Marcus Freire (à esq.) durante cerimônia
Caio Guatelli/Folha Imagem
Ministro dos esportes Orlando Silva (à esq.)conversa com Joao Havelange durante a cerimônia da bandeira na Vila Olímpica
E o grande nome da candidatura carioca para a sede dos Jogos foi João Havelange, ex-presidente da Fifa e dirigente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele ganhou lugar de destaque na cerimônia, realizada na Praça das Bandeiras da Vila Olímpica, deixando em segundo plano o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

"Aqui na Vila pouca gente vota, mas se você circular ao lado dele (Havelange) vai ver que ele é muito querido. Ele é uma carta muito forte que o Brasil tem. E ele está motivado com a candidatura do Rio", disse Orlando Silva.

Havelange, de 92 anos, admite que pode ser importante para que o Rio de Janeiro seja a primeira cidade sul-americana a receber uma edição dos Jogos Olímpicos. "Não sou um trunfo, mas tenho bons amigos e comprometimento para levar o meu país ao lugar de uma potência olímpica", disse.

O cartola, inclusive, quer comemorar o seu centenário com os Jogos no Rio. "Se Deus me permitir eu gostaria de ver uma Olimpíada no Rio", disse Havelange, que disputou os Jogos de Berlim-1936 como nadador e de Helsinque-1952 como jogador de pólo aquático.

A campanha brasileira em Pequim ficará mais forte com a chegada do presidente Lula para a cerimônia de abertura dos Jogos. Lula vai usar a sua estadia em Pequim para aumentar o lobby pelo Rio-2016.

"Nós temos que agradecer o presidente pela sua vontade política ao prestigiar os atletas brasileiros e a candidatura do Rio. Isso enobrece a todos nós", disse Nuzman.

O Rio de Janeiro está entre os finalistas na disputa pelos Jogos de 2016. A cidade brasileira concorre com Tóquio (Japão), Chicago (Estados Unidos) e Madri (Espanha). A escolha será feita no final do ano que vem. Em 2012, a Olimpíada será disputada em Londres, na Inglaterra.

Compartilhe: