UOL Olimpíadas 2008 Notícias

02/08/2008 - 17h26

Rodrigo Pessoa fica em 2º no último desafio antes das Olimpíadas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A menos de uma semana do início dos Jogos Olímpicos, o cavaleiro Rodrigo Pessoa conquistou o segundo lugar na prova de 1,50m, ao cronômetro, no CSI5 Global Champions Tour, em Valkenswaard, na Holanda. Saltando com o filho do Baloubet du Rouet, Palouchin de Ligny o atual campeão olímpico fez 63s39 na pista limpa.

Rodrigo só não conseguiu ser mais rápido que o inglês John Whitaker/Casino, 60s83, sem faltas. O terceiro lugar ficou com o holandês Piet Raijmakers/Van Schijndel's Now or Never, 63s57, zero pontos. Este foi o último desafio de Rodrigo Pessoa antes das Olimpíadas.

No dorso do garanhão de nove anos, o tricampeão da Copa do Mundo havia subido no lugar mais alto do pódio na estréia da sexta etapa do GCT, na prova de 1,45m, ao cronômetro. Rodrigo comemorou o bom desempenho da sua montaria na Holanda.

"O Palouchin saltou muito bem. Ele é novo, só tem nove anos, mas tem um grande futuro pela frente", elogiou Rodrigo, que participará pela quinta vez dos Jogos Olímpicos.

Ele estreou aos 19 anos em Barcelona-1992 ao lado do seu pai, o cavaleiro Nelson Pessoa. Depois vieram Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004. Nas três últimas edições, o cavaleiro ajudou o Brasil a ganhar o bronze por equipe em Atlanta e Sydney e o ouro individual em Atenas.

"A equipe brasileira chega em Hong Kong com chances reais de medalha. Farei o melhor para ajudar o meu país a conquistar mais uma medalha por equipe, além de defender o meu título individual", acreditou.

"Tivemos uma grande preocupação com o condicionamento físico dos cavalos para os Jogos Olímpicos. Como o clima em Hong Kong é muito quente e úmido, quem estiver melhor preparado conseguirá o melhor resultado. Os animais estão bem, fizemos uma programação leve neste período de quarentena, sem forçar nada", explicou o medalhista olímpico referindo-se ao período de quarentena pré-olímpica que está acontecendo em Valkenswaard.

Os animais Rufus, AD Picolien Zeldenrust, Chupa Chup 2, Bonito Z e Un Blanc des Blancs embarcam com destino a Hong Kong na segunda-feira, enquanto os cavaleiros viajam na próxima quinta. As provas do Salto serão disputadas entre os dias 15 e 21 de agosto, no centro eqüestre Sha Tin, no Jockey Club de Hong Kong.

Compartilhe: