UOL Olimpíadas 2008 Notícias

02/08/2008 - 10h35

"Brasileiro", Saladino treina com delegação verde-amarela em Macau

Bruno Doro
Em Macau (China)
A delegação brasileira que está treinando em Macau tem um campeão mundial que, se ganhar o ouro nas Olimpíadas de Pequim, não irá para as contas do Brasil. Campeão mundial do salto em distância e dono da melhor marca da temporada no salto em distância, o panamenho Irving Saladino está treinando junto com o time brasileiro para os Jogos chineses.

NÉLIO MOURA FALA SOBRE SALADINO
"Eu treino no Brasil há quatro anos e estou completamente adaptado a todos os brasileiros. Eu já sou um pouquinho brasileiro", diz o saltador. Ele é treinado pelo brasileiro Nélio Moura, o mesmo de Maurren Maggi, e fez questão de seguir o mentor para fazer sua aclimatação para as Olimpíadas.

"Eu treino com o Nélio e perto das Olimpíadas é momento para ficar perto do técnico. E o Panamá fez tudo para eu ficar perto do meu técnico. Acertaram tudo para eu fazer os treinos em Macau e agora estou ao lado do Nélio", diz o saltador.

Após negociação entre o Comitê Olímpico do Panamá e do Brasil, Saladino virou um membro da delegação brasileira sem usar o uniforme verde-amarelo. Ele está hospedado no mesmo hotel dos brasileiros e inclusive come a mesma comida preparada pelo COB. A entidade preparou um cardápio especial, sem as gordurosas comidas chinesas.

A confiança do panamenho está alta. Ele é dono da melhor marca do ano no salto em distância, com 8,73 m. O segundo da lista de melhores do ano da Iaaf (a federação internacional de atletismo) é o cubano Ibrahim Carmejo, com 8,46.

A marca de Saladino é a décima melhor da história do salto em distância. O último homem a saltar mais do que 8,73 foi o norte-americano Erick Walder, com 8,74 m, em 1994. "Eu estou bem focado. Estou treinando para ir para Pequim e ganhar no primeiro salto. Minha cabeça, agora mesmo, está pensando na vitória e em mais nada".

Compartilhe: