UOL Olimpíadas 2008 Notícias

02/08/2008 - 09h25

Brasileiro incluído em polêmica pró-Tibete nega participação

Bruno Doro
Em Macau (China)
O atleta brasileiro Fábio Gomes da Silva, do salto com vara, chegou nesta sexta-feira em Macau e foi recebido com uma polêmica. Seu nome foi incluído em um manifesto pela independência do Tibete, publicado na página da organização "Sports for Peace" (Esportes pela Paz). Uma carta foi também enviada para o presidente da China, Hu Jintao.

O saltador nega que tenha assinado a carta. O documento tem data da época do GP de Berlim, na Alemanha, no dia 1º de junho. "Eu não assinei nada sobre isso", afirmou o atleta na base de aclimatação da equipe brasileira para as Olimpíadas.

Chefe da delegação brasileira de atletismo e vice-presidente da CBAt, Martinho Nobre diz que não espera nenhum problema para o atleta, já que uma punição se aplicaria apenas se a manifestação acontecesse durante os Jogos Olímpicos. O Comitê Olímpico Brasileiro enviou uma nota oficial com o mesmo conteúdo.

A presença do nome do atleta foi revelada na noite desta sexta-feira pela TV Globo. Além dele, outros nomes importantes do atletismo latino-americano, como o cubano Darion Robles e o panamenho Irving Saladino, também aparecem na lista. "Eu não tenho nada a dizer sobre o Tibete", resumiu Saladino.

Nos bastidores, acredita-se que parte desses atletas possa ter assinado o documento ser perceber. "Mas o Irving me disse que não assinou nenhum documento estranho durante a competição em Berlim", disse o técnico do panamenho, campeão mundial, o brasileiro Nélio Moura.

Compartilhe: