UOL Olimpíadas 2008 Notícias

02/08/2008 - 04h22

Após doping, COI retira medalhas do 4x400 m dos EUA em Sydney

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
O doping de Antonio Pettigrew, atleta dos 400 m rasos, levou o Comitê Olímpico Internacional (COI) a retirar a medalha de ouro ganha pelo EUA no revezamento da prova nas Olimpíadas de Sydney.

Reuters
Pettigrew em 1999, período em que ele confessou ter competido dopado
MAIS SOBRE O ATLETISMO
EUA: PHELPS É A ESPERANÇA
A confirmação foi feita neste sábado em Pequim pela diretora de comunicação do COI, Giselle Davies. A entidade também já decidiu, por meio do seu comitê executivo, que o ouro na prova não será realocado.

Ex-campeão mundial dos 400 m rasos, Pettigrew admitiu em maio ter usado uma substância proibida durante quase seis anos. Sua confissão levou o ex-astro do atletismo norte-americano, Michael Johnson, um dos integrantes do revezamento de Sydney-2000, a devolver a medalha conquistada na Austrália de forma espontânea. Johnson venceu cinco medalhas de ouro ao todo na carreira, mas, recentemente afirmou que quer ser lembrado como um atleta de quatro ouros apenas.

Na equipe do 4x400 m de oito anos atrás estavam também os irmãos gêmeos Alvin e Calvin Harrison. Jerome Young, que correu nas eliminatórias com o grupo e foi outro a se envolver em um escândalo de doping, também teve a medalha cassada.

A agência antidoping dos EUA anulou todos os resultados de Pettigrew desde 1997 e afirmou que o atleta devolveu as medalhas de Sydney e do seu título do mundial no revezamento de 1997 e 1999.

Compartilhe: