UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/08/2008 - 14h07

Com virada sensacional, basquete da Argentina conquista o Diamond Ball

Das agências internacionais
Em Nanquim (CHN)
A seleção masculina de basquete da Argentina conquistou o torneio Diamond Ball, organizado pela FIBA e disputado na cidade chinesa de Nanquim, ao vencer a Austrália por 95 a 91. A equipe argentina conseguiu virar uma vantagem australiana de 19 pontos no segundo tempo e conquistou o torneio.

Elizabeth Dalziel/AP Photo
Argentinos comemoram a vitória sobre a Austrália e a conquista do Diamond Ball
Elizabeth Dalziel/AP Photo
O argentino Carlos Delfinoi apresenta suas armas para ao australiano David Barlow
VEJA FOTOS DE EUA X LITUÂNIA
SAIBA MAIS SOBRE A ARGENTINA
A AUSTRÁLIA NAS OLIMPÍADAS
As duas equipes começaram a partida se lançando para o ataque, com grande porcentagem de efetividade, com o argentino Andrés Nocioni fazendo 13 pontos no primeiro quarto, mas a Austrália não se deu por vencida e fechou o primeiro quarto em 25 a 24, para a alegria dos chineses, que aplaudiam cada ação ofensiva.

Na metade do segundo quarto, a utilização da defesa por zona na Austrália e erros consecutivos do ataque argentino permitiram que a equipe da Oceania abrisse sete pontos (34 a 27). Além disso, problemas com faltas individuais, principalmente de Nocioni e Oberto - este com três faltas antes do intervalo - e uma contundente parcial de 10 a 0 provocaram a maior vantagem australiana no primeiro tempo (47-35).

Na volta para o segundo tempo, as coisas pioraram ainda mais para os argentinos, com outra parcial negativa de 7 a 0, que deixou os portenhos a 19 pontos da vitória (54-35). Com a equipe australiana perfeitamente assentada em quadra, a equipe argentina não via como penetrar na defesa adversária. A não ser pela qualidade individual de Ginóbili, com 12 pontos no terceiro quarto, para ajustar o placar outra vez, trazendo a diferença para sete pontos (65-58) e terminar o terceiro quarto deixando a decisão aberta, com 69 para os australianos e 62 para os argentinos.

No último e mais dramático quarto da partida, a Argentina apertou com ajuda de Scola, que surpreendeu, com quatro pontos na primeira metade e 28 na segunda. Uma cesta de três pontos de Delfino a quatro minutos do fim deixou a Argentina a apenas um ponto dos australianos (79-78) e a forte pressão portenha fez com que a Argentina virasse o placar ao fazer 83 a 82.

Os minutos restantes foram uma luta constante de ambas equipes e cada ponto valia o peso de cada atleta em ouro. Na emocionante partida, foram os lances livres que acabaram por decidir. A 19 segundos do fim, Ginóbili converteu os dois que tinha direito e pôs seu país na frente por três pontos. O australiano Mills fez o mesmo e deixou a partida com a diferença mínima em favor dos argentinos. Em seguida, Nocioni respondeu com outros dois acertos e Mills, a dois segundos do fim, marcou mais um lance livre.

A posterior falta de Ginóbili só serviu para certificar a vitória da Argentina no torneio, com o placar final de 95 a 91. O troféu conquistado na China reforça as opções da seleção de Sergio Hernández para sonhar com o bi campeonato olímpico no basquete masculino.

Compartilhe: