UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/08/2008 - 11h50

Jogadores apóiam obrigatoriedade da liberação para Pequim

Das agências internacionais
Em Hong Kong (CHN)
A decisão da Fifa de impor a liberação dos jogadores com menos de 23 anos para os Jogos Olímpicos foi aprovada pelos atletas que se preparam para a competição de Pequim.

O norte-americano Freddy Adu, que atua pelo Mônaco (FRA), afirmou que os jogadores desejam atuar nas Olimpíadas para adquirir experiência na carreira.

"Acredito que 99,9% dos atletas querem participar dos Jogos Olímpicos. É uma competição muito importante para nós", afirmou Adu nesta sexta-feira. "Os jogadores querem jogar, mas a maioria deles tem sido proibida pelos seus clubes", acrescentou.

"Participar dos Jogos Olímpicos é uma oportunidade de estar no cenário mundial. É um evento de grande importância e todos querem participar", justificou o goleiro norte-americano Brad Guzan, que disputará a próxima temporada pelo Aston Villa (ING).

A polêmica sobre a não-liberação de alguns jogadores por clubes europeus tem chamado a atenção nas últimas semanas. O caso mais recente foi do argentino Lionel Messi, que teve a sua participação em Pequim confirmada pela Fifa, contrariando a vontade do Barcelona (ESP), que não queria liberá-lo.

Por outro lado, alguns jogadores contaram com o apoio de seus clubes, que os liberaram para as Olimpíadas. É o caso do atacante Salomon Kalou, da Costa do Marfim.

"Não tive nenhum problema para ser liberado, porque eles entenderam que era muito importante para mim participar dos Jogos de Pequim", explicou.

Compartilhe: