UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/08/2008 - 11h01

Juliana e Larissa desistem da etapa austríaca por Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Após passar por um longo jogo de quase uma hora nas oitavas-de-final do Grand Slam da Áustria, as brasileiras Juliana e Larissa resolveram deixar a competição visando a disputa do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Pequim, na próxima semana.

Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Em Pequim, dupla espera repetir a atuação no Pan 2007, onde foi medalha de ouro
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÔLEI
CALENDÁRIO DO VÔLEI DE PRAIA
A última etapa do Circuito Mundial antes das Olimpíadas foi encarada pela dupla brasileira como um teste, já que Juliana está em fase final de recuperação de uma lesão no joelho direito, sofrida no dia 18 de junho, em Paris (FRA). A jogadora, inclusive, precisou receber atendimento médico durante a primeira partida do dia, por isso foi poupada do restante da competição.

"Quem vai para uma guerra precisa de uma estratégia e essa é a nossa para as Olimpíadas de Pequim. Estamos com o Fernando Marques, chefe da delegação do vôlei de praia do Brasil nos Jogos, ele está acompanhando tudo de perto na Áustria e nos deu até os parabéns pela recuperação de Juliana", justificou o técnico da dupla, Reis Castro.

"Já estou satisfeito com o que elas fizeram no Grand Slam. Melhoraram o ritmo de jogo e prefiro que descansem a partir de agora, pois ainda teremos a viagem desgastante para a China. Se Juliana e Larissa tivessem que disputar as quartas-de-final e vencessem, poderiam ter mais dois jogos no sábado e vamos embarcar no domingo para Pequim. Além disso, seria um desrespeito com o público e com a organização da etapa se essa decisão fosse tomada nas finais", explicou o treinador.

Segundo informações de Marcelo Wangler, superintendente da CBV e gerente da Unidade Vôlei de Praia, que acompanha as duplas brasileiras em Klagenfurt (AUT), a decisão foi tomada em conjunto com a comissão técnica para poupar as atletas, principalmente Juliana, que ainda não está 100% fisicamente.

Wangler afirmou ainda que o objetivo principal na Áustria era testar o desempenho da dupla, que não perdeu nenhum jogo na competição desta semana, e segue para Pequim como uma das favoritas para a medalha de ouro.

Nesta sexta-feira pela manhã, Juliana e Larissa haviam batido nas oitavas-de-final as holandesas Van Iersel e Wesselink, em uma longa partida de 58 minutos, que terminou com vitória das brasileiras por 2 sets a 1, parciais de 20-22, 21-13 e 15-9. Nas quartas-de-final, a dupla enfrentaria as também brasileiras Cris e Andrezza (que representarão a Geórgia em Pequim), mas preferiu não entrar em quadra.

Renata e Talita, segunda dupla brasileira classificada para os Jogos de Pequim, também deixaram mais cedo a disputa do Grand Slam austríaco. A dupla perdeu nas oitavas-de-final para as pouco conhecidas holandesas Keizer e de Vries por 2 a 1 (19-21, 21-17, 15-12), sendo eliminadas da competição. Fora da disputa em Klagenfurt, as atletas agora terão mais tempo para treinar para as Olimpíadas, que começam a ser disputadas já na próxima semana.

Quem também está fora da disputa em Klagenfurt são as australianas Cook e Barnett, que serão adversárias das brasileiras em Pequim. O motivo da desistência da dupla, no entanto, ainda não foi divulgado.

*Atualizada em 15h53

Compartilhe: