UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/08/2008 - 05h58

Poluição faz chineses terem plano B para a maratona olímpica

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
A organização dos Jogos Olímpicos de Pequim garantiu que há um plano alternativo caso a poluição na capital chinesa impossibilite a prova da maratona no último dia do evento, 24 de agosto.

O Comitê Olímpico Internacional havia sugerido que, caso a saúde dos atletas fosse ameaçada, a prova teria que ser reagendada e os Jogos poderiam acabar depois do dia 24.

O Comitê Organizador dos Jogos afirmou nesta sexta que não haverá qualquer reagendamento, mas não revelou qual será o plano B para a maratona. Alguns especialistas acreditam que a alternativa seja fazer a prova em outra cidade, menos poluída.

"Eu posso, com certeza, dizer que a maratona será feita antes da cerimônia de encerramento no dia 24. O plano de contingência está pronto. Nós talvez teremos um reagendamento, mas será antes do encerramento", garantiu Liu Wenbin, um dos representantes do Comitê.

A poluição assusta e preocupa atletas que chegam a Pequim para o evento. Mesmo antes das Olimpíadas, o tema já era tratado como uma preocupação para alguns. O recordista mundial da maratona, o etíope Haile Gebrselassie, já até anunciou que não disputará a prova e se dedicará apenas aos 10.000 metros.

Compartilhe: