UOL Olimpíadas 2008 Notícias

31/07/2008 - 16h02

Problemas com o visto atrasam ida de Marcos Daniel a Pequim

Felipe Priante
Em São Paulo
Com problemas para tirar o visto, Marcos Daniel só poderá embarcar para Pequim na próxima segunda-feira, enquanto os demais atletas viajarão já nesse sábado. Diferentemente de algumas outras delegações olímpicas brasileiras que chegaram com alguma antecedência, como a da natação, por exemplo, o atleta terá pouco tempo para se adaptar à brusca mudança de fuso horário.

O atraso na viagem para os Jogos Olímpicos irá diminuir ainda mais o período de aclimatação em Pequim, já que o tenista chegará a menos de cinco dias para o início do torneio de tênis. "O fuso pesa bastante, principalmente quando você chega com pouca antecedência", comentou o tenista. Mesmo assim, ele pretende treinar duro e tentar se adaptar o mais rápido possível.

Além disso, o gaúcho terá de viajar sozinho para a China, já que os outros três representantes do país na modalidade (Thomaz Bellucci, André Sá e Marcelo Melo) viajam neste sábado para Pequim, segundo a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Outro fator que deve atrapalhar Marcos Daniel é a falta de ritmo de jogo. O atleta não disputa um jogo oficial desde a metade de julho, quando esteve no torneio de Umag, nas Croácia. Nesse período, o tenista não ficou parado e treinou duro. "Espero render o que eu venho rendendo nos treinos. Ainda estou sentindo falta de rimo de jogo", afirmou.

Marcos também terá que enfrentar o piso sintético, que não é sua especialidade. Nesse ano, o tenista disputou apenas três torneios neste tipo de superfície, o último deles em fevereiro, em Memphis, nos Estados Unidos.

O atleta, que quase parou de jogar por causa da falta de apoio, esteve, na tarde dessa quinta-feira, em um evento organizado por seus patrocinadores. Antes de embarcar para Pequim, esteve em uma loja de artigos esportivos localizada no Shopping Iguatemi, que reúne várias lojas de grifes renomadas.

Para o tenista, o patrocínio não só ajuda financeiramente, mas também dá maior tranqüilidade ao atleta em quadra. "Você fica mais focado quando está com uma estrutura mais organizada. Agora já posso até viajar com meu técnico", comentou o atleta, que superou as dificuldades financeiras e é o brasileiro mais bem colocado no ranking da ATP. "Foi difícil e estou lutando para evoluir cada vez mais", completou.

Apenas alguns poucos fãs de tênis, representantes dos patrocinadores e a imprensa compareceram ao evento que, segundo os próprios funcionários da loja, não foi muito divulgado. "Eles só foram colocar o banner falando da visita na tarde de quarta", afirmou uma funcionária.

Recebendo muito bem todos os jornalistas que estiveram lá, Marcos Daniel falou sobre a realização pessoal de poder participar dos Jogos Olímpicos. "No final do ano passado, eu comecei a ver que tinha possibilidade de ir. Para mim, é um sonho poder disputar as Olimpíadas", declarou o tenista.

Compartilhe: